Davi Eduardo Depiné Filho toma posse no cargo de defensor público geral do Estado


















O defensor público-geral Davi Eduardo Depiné Filho continuará comandando a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para o biênio 2018/2020. Ele tomou posse em uma sessão solene na última quinta-feira (14/6), no plenário Juscelino Kubitschek.
"A Defensoria Pública vem prestando um serviço de qualidade à população carente do Estado. Sua extensão aumentou de maneira significativa e muitos precisam dessa assistência jurídica gratuita, o desafio e a responsabilidade são grandes", disse o defensor.
Depiné foi eleito para continuar conduzindo os trabalhos após obter 451 votos contra 217 votos da defensora Ana Paula Kayamori. Foram apurados ainda 5 votos em branco e 14 votos nulos.
"Deve-se destacar essa participação próxima da Defensoria com o Legislativo, ambos possuem papéis na mesma direção com focos diferentes, mas a mesma essência de defender aqueles que mais precisam", disse o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), que abriu a sessão solene.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, deputado Carlos Bezerra Junior (PSDB) presidiu a sessão. "Quando falamos de Estado Democrático de Direito, precisamos garantir acesso à população mais pobre, e o papel que a Defensoria desempenha é esse. O Davi é uma pessoa que tem uma escuta diferenciada, uma postura conciliatória e sensibilidade à temática social. É merecida a sua reeleição", declarou Bezerra.
O deputado Coronel Camilo (PSD) destacou um projeto de lei de sua autoria que amplia o atendimento da Defensoria para os policiais do Estado. "O orçamento deles precisa ser aumentado, eles desempenham um trabalho muito importante a àquelas pessoas que precisam de justiça e não tem como buscar", disse.
"A defesa dos direitos do coletivo em movimentos populares são premissas na Defensoria Pública, a continuidade no mandado mostra que o Davi olhou de forma certa e ampla no sentido de respeitar os verdadeiros valores da justiça", disse o deputado Alencar Santana Braga (PT).
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Marcos da Costa, apontou para a questão jurídica dos direitos humanos. "A Constituição de 88 reconhece como direito universal a todos os cidadãos o acesso pleno a justiça; e a renovação dela certamente será pautada também pela construção da cidade com destaque para o sistema de justiça ao judiciário, Ministério Público, advocacia pública/privada e também Defensoria Pública do Estado", disse.
"O Davi é uma pessoa competente que soube dialogar com a sociedade enquanto esteve frente à Defensoria, por isso foi encaminhado à reeleição e ganhou", disse o deputado federal Gilberto Nascimento (PSC).
Além dos citados, compuseram a mesa o vice-presidente da secretaria de Justiça do Estado, o desembargador Arthur Marques Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheiro Renato Martins Costa; a representante de todos os conselheiros eleitos no Estado, conselheira Bruna Simões; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, Marcio Fernando Elias Rosa; e o deputado federal Arnaldo Farias de Sá (PP).
Posto da Defensoria na Alesp
A Assembleia Legislativa inaugurou em março deste ano, o novo posto da Defensoria Pública do Estado, que oferece atendimento jurídico gratuito ao cidadão que não tem condições financeiras de pagar um advogado. O espaço, aberto ao público, funcionará diariamente, das 13h às 17h, na sala T.71.
Dentre os serviços prestados pelo posto de atendimento estão a investigação de paternidade, a fixação de pensão alimentícia, os pedidos de vaga em creche, a retificação de assento de registro civil, e os direitos do consumidor (renegociação de dívidas, discussão de juros abusivos, problemas com operadoras de telefonia, bancos e planos de saúde).
Notícias relacionadas
- Governador e vice-governador tomam posse na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Fotos - Coronel Telhada (PP)
- Fotos - Delegado Bruno Lima (PSL)
- Fotos - Delegada Graciela (PR)
- Fotos - Daniel Soares (DEM)
- Fotos - Douglas Garcia (PSL)
- Fotos - Delegado Olim (PP)
- Fotos - Dra. Damaris Moura (PHS)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações