Avaré pede recursos para assistência social e saúde
18/06/2018 18:38 | Marina Mendes - Foto: José Antonio Teixeira
























Saúde e assistência social foram os principais assuntos abordados na 9ª Audiência Pública do Orçamento 2019, realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa na Câmara Municipal de Avaré, Região Administrativa de Sorocaba, na sexta-feira (15/6).
Para o presidente, deputado Wellington Moura (PRB), "o objetivo desses encontros é o de aprimorar a proposta de lei orçamentária que é entregue à Alesp. Ouvimos a população e seus representantes para poder fazer o melhor para a cidade".
Compuseram a mesa o presidente da Câmara Antonio Angelo Cicirelli (o Toninho da Lorsa " PSDB), a vereadora Adalgisa Lopes Ward (PV), o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Ronaldo Souza Vilas Boas, todos de Avaré, e o prefeito de Itatinga João Bosco Jorge (DEM).
Assistência social e saúde
Vânia Menezes Andreata, presidente da Associação Beneficente Oncológica de Avaré (Abova), pediu a ampliação da assistência a pacientes oncológios e a construção de uma nova sede. Os pleitos foram reforçados pela vereadora Adalgisa Ward.
Para Geovani Carvalho, presidente da Creche para Idosos Senhora Santana, a entidade precisa de verba para adquirir um veículo adaptado a "transportar os idosos diariamente, tanto para buscá-los, quanto para levá-los em casa". Também solicitou aporte para criar mais vagas gratuitas, pois a população está envelhecendo. "Para construir um novo prédio, precisamos de mais recursos para o custeio."
O vereador Laudo Gomes da Silva (o Sargento Laudo " PP) solicitou mais uma Vila da Dignidade, para pessoas idosas, em Botucatu.
Alcides Francisco Pepe, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Avaré, solicitou verbas para pintura da sede da entidade e aquisição de um ônibus para transportar as crianças. E pontuou: "A Apae de Avaré atende atualmente 102 crianças, e 80% são de famílias carentes, desempenhando também um importante papel social".
Isabel Cardoso, do Sindicato dos Comerciários de Avaré (Sincomerciários), requereu a construção de uma Creche da Mãe Comerciária, com horário estendido, que acompanhe o do comércio.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Avaré Érica Alessandra Alves também pediu reforços para a assistência social: "Os recursos repassados são insuficientes para o custeio dos serviços prestados pelo município e não são reajustados há pelo menos 15 anos".
Para Antonio Beneti Júnior, representante do PRB de São Manoel, faltam medicamentos e ambulâncias.
João Bosco Jorge sugeriu incluir no orçamento recursos para a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Botucatu, cujo hospital atende a toda a região.
A vereadora de Arandu Meire Ferreira (PRB) requereu verbas para reformar e colocar em condições de uso o Hospital Municipal, que está interditado para internações.
Tiago Oliveira, da Associação de Proteção aos Animais de 4 Patas, falou: "A causa animal não é apenas uma questão de amor, mas também de saúde pública. A população de animais de rua deve ter atenção do Poder Público".
Infraestrutura e mobilidade
Adalgisa Ward pediu soluções para o problema das enchentes em Avaré.
Para Pedro Paulo de Araújo Júnior, secretário de Governo e representante do prefeito de Itaí Thiago dos Santos Michelin (PV), é importante construir galerias fluviais e investir em turismo no município.
O vereador de Avaré Roberto de Araújo (DEM) reclamou do assoreamento do córrego do Curtume. "Ao lado do córrego temos uma comunidade carente que tem casas inundadas quando chove. Precisamos de verba para canalizar o córrego, além de pavimentar os bairros periféricos", disse.
Laudo da Silva solicitou recursos para incentivar o agronegócio e melhorar a infraestrutura, por meio da construção de estradas e pontes, além de uma barragem no Rio Pardo.
Alessandro Rios Conforti (PTB), vereador em Avaré, considerou prioridades a instalação de uma incubadora tecnológica no município, as melhorias na infraestrutura do pátio industrial e os investimentos para geração de emprego.
Ronaldo Vilas Boas e Pedro de Araújo Jr requereram investimentos e melhorias em estradas rurais.
João Jorge trouxe a necessidade de melhorias na balsa da represa de Jurumirim, que liga Itatinga a Paranapanema, e nas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares.
Fábio Aparecido Glaser (PTB), presidente da Câmara de Águas de Santa Bárbara, falou sobre a pavimentação da rodovia João Mellão (SP-255), que liga Piraju a Lençóis Paulista, e a necessidade de retirar o tráfego de caminhões pesados de dentro da cidade.
Outros
Adalgisa Ward pediu uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Avaré. Pedro Júnior disse que a cidade necessita de mais um prédio escolar. Antonio Júnior falou sobre a falta de estruturas e até de energia nos equipamentos de esportes em Avaré.
Segundo Geovani Carvalho, a implantação de coleta seletiva de lixo no município deveria ser prioridade.
Ronaldo Vilas Boas solicitou incentivos para cooperativas de pequenos produtores rurais, que trazem desenvolvimento de mercado e geração de renda.
"A audiência foi muito produtiva, foram trazidas várias demandas. Principalmente agora, que temos o orçamento impositivo, será possível atendê-las", disse Wellington Moura.
Na avaliação de Antonio Cicirelli, a população demonstrou muita preocupação com a saúde e as entidades sociais. "Temos a obrigação, como gestores públicos, de atender a essas necessidades."
Estiveram presentes o presidente da Câmara de Cerqueira César Luiz Henrique Alves Cruz Júnior (PRB) e o representante da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) Joca Calfat.
A próxima audiência do orçamento ocorrerá na quarta-feira (20/6) em Bauru, às 10h. A programação completa e atualizada pode ser consultada pelo endereço www.al.sp.gov.br/alesp/audiencia-publica/?id=120.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações