Debate sobre economia solidária acontece na Alesp






A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária reuniu trabalhadores de cooperativas, empreendimentos solidários e associações no Auditório Paulo Kobayashi, na quarta-feira (20/6), para debater demandas em defesa da regularização desse método no Estado de São Paulo.
"Os índices de desemprego estão elevados no Brasil. A regulamentação dessa lei cria uma série de benefícios para os trabalhadores que vivem com essa alternativa de fonte de renda", disse o coordenador da frente, deputado Teonilio Barba (PT).
A economia solidária compreende formas pelas quais empresas recuperadas, associações e cooperativas produzem, comercializam e trocam economias sem necessariamente obter trocas monetárias. Esse tipo de economia teve força nas décadas de 80 e 90, por meio de movimentos sociais que lutavam pela reforma agrária, sendo posteriormente transferido para a zona urbana.
De acordo com Isadora Santos, diretora da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários no Brasil (Unisol): "É preciso estipular uma secretaria responsável para tratar do assunto de forma efetiva, de modo que a economia solidária torne-se uma política de Estado. Assim, independentemente de quem assuma o governo posteriormente, sempre haverá dotação orçamentária, plano de metas e outras coisas que beneficiam milhões de trabalhadores dela dependentes".
A Lei 14.651/2011 criou o Programa Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária no Estado de São Paulo (Pefes), mas segundo relatos suas regulamentações não estão sendo suficientes. "Hoje a legislação não mostra quais são nossos direitos e como podemos trabalhar em cima disso, como a contratação dos serviços que estamos prestando", declarou Viviane Conceição, que trabalha na Cooperativa de Materiais Recicláveis Cooperluz do ABC.
O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado (Sert) Cícero Firmino da Silva, conhecido como Cícero Martinha, não emitiu opinião oficial porque ainda conversará com o governador Márcio França sobre essa questão. "Hoje vim para trocar experiências com esse setor e acredito na regulamentação. Isso será encaminhado e tenho certeza que a discussão será feita", disse.
"É difícil uma única pessoa gerar renda no mercado. Coletivamente, torna-se mais fácil e produtivo. Precisamos ter essa consciência", disse Martinha.
"É uma recuperação do retrocesso que tivemos com a reforma trabalhista. Vemos muitas pessoas excluídas e passando necessidades. Essa audiência traz demandas para que consigamos regulamentar a lei e diminuir a miséria no Estado", declarou o deputado Marcos Martins (PT).
Sobre empresas recuperadas, Santos explicou: "Essas são a principal zona de atuação da economia solidária. São funcionários que viram sua empresa falir e a recuperaram, por meio de processos judiciais, utilizando a estrutura que dela restou".
Durante a audiência, foi homenageado o economista e professor brasileiro nascido na Áustria, Paul Singer. "Em toda minha vida conheci apenas três Paulos sérios: o dom frei Paulo Evaristo Arns, Paulo Freire e Paul Singer. Ele é um dos intelectuais mais importantes deste país, que começou a discutir economia solidária por conta de uma experiência que teve na prática", declarou Barba.
Singer faleceu em abril deste ano e realizou diversos estudos a respeito da economia solidária e projetos voltados ao desenvolvimento local. Em 2011, atuou como secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e apresentou suas ideias a respeito dos bancos comunitários, que acreditava serem instrumentos para a erradicação da miséria.
Notícias relacionadas
- Últimos dias da Campanha do Agasalho na Alesp - Doe até 26/09!
- A Divisão de Saúde e a Fundação Pró-Sangue agradecem aos doadores de sangue.
- Alesp é ponto de arrecadação da Campanha do Agasalho 2025
- Campanha solidária dos servidores da Alesp completa 5 anos; contribua
- Compartilhe Vida: Rede Alesp promove campanha de incentivo à doação de sangue
- Doações da campanha 'Alesp e Você, Juntos pelo RS' chegam ao Rio Grande do Sul
- Alesp envia 85 toneladas de donativos arrecadados para as vítimas das chuvas no RS
- Juntos pelo RS: ação da Alesp arrecada mais de 50 toneladas de doações para as vítimas das chuvas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações