Alesp aprova vistoria em refinaria de petróleo


01/11/2018 12:12 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Refinaria de Paulínia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Legislativo, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), aprovou o requerimento dos deputados Edmir Chedid e Milton Leite Filho que autoriza a realização de diligência para vistoriar a Refinaria de Paulínia (Replan), considerada a maior refinaria de petróleo (em termos de produção) do país.

De acordo com Chedid, o objetivo é "vistoriar e verificar a condição e a manutenção dos equipamentos". "Em agosto, um grande incêndio provocou danos à refinaria, resultando em muita preocupação à sua administração e à comunidade que vive em seu entorno. Por isso, entendemos que seja importante e necessária a fiscalização pelo Poder Legislativo", afirmou.

O incêndio foi provocado após a explosão de uma grande caldeira de craqueamento, que atingiu outras unidades menores de destilação. Por segurança, a refinaria eliminou o excesso de combustível, o que motivou a elaboração do requerimento. "Não há nenhum documento oficial, pelo menos aqui na Alesp, que trate sobre o destino desse combustível no meio ambiente."

Edmir Chedid também comentou que a vistoria deverá ser realizada por parlamentares que compõem a CMADS, até o final do primeiro semestre de 2019. "A Petrobras, responsável pela Replan, informou à época que paralisaria a produção da refinaria de "forma preventiva", bem como criaria uma comissão para avaliar as causas do incêndio", afirmou.


alesp