Assembleia recepciona novos deputados



A Alesp recebeu durante esta semana os novos deputados eleitos para a próxima legislatura, que terá início em 15 de março de 2019. Por iniciativa da Mesa Diretora, os parlamentares foram convidados para três cafés da manhã (de terça a quinta-feira - 6 a 8/11). Nas ocasiões, eles obtiveram informações e instruções sobre o funcionamento do Legislativo paulista.
O presidente Cauê Macris (PSDB) abriu o evento dando boas-vindas aos novos deputados. "Faremos aqui uma breve apresentação sobre a estrutura organizacional e o funcionamento da Casa, para que possam entender seu novo ambiente de trabalho."
"Esse acolhimento é uma situação inédita na Casa. A intenção é adiantar os conhecimentos para que em março já estejamos todos em plenas condições de trabalhar", declarou o 1º secretário Luis Fernando T. Ferreira (PT).
O 2º secretário, Estevam Galvão (DEM), justificou o adiantamento dos trabalhos: "Nunca houve essa recepção, mas também nunca houve uma renovação tão grande; são 52 deputados novos, dentre 94".
Os presentes assistiram a uma apresentação resumida do funcionamento administrativo e parlamentar da Alesp.
Rodrigo Del Nero, secretário geral parlamentar, fez uma síntese do processo legislativo e explicou aspectos como a diferença entre projetos de lei e de lei complementar, fases de pauta e regimes de tramitação ordinária e de urgência, emendas constitucionais, comissões permanentes e líderes partidários. Ele também anunciou que a Casa oferecerá um curso de processo legislativo para as assessorias e os deputados, no próximo dia 12/2.
O secretário geral de administração, Joel de Oliveira, fez um apanhado sobre as atribuições do órgão e as cinco áreas administrativas da Alesp: recursos humanos, serviços gerais, finanças, comunicação e desenvolvimento organizacional (que inclui a informática). Os deputados receberam breves instruções sobre as estruturas de seus futuros gabinetes e orientações para adiantar os documentos necessários à posse da assessoria.
Durante o evento, foram apresentados aos deputados os setores e funcionários da Casa com os quais os mandatos terão relacionamento direto, como o Núcleo de Fiscalização e Controle e o Departamento de Comunicação, além das assistências policiais Civil e Militar.
A assessora do cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) Fernanda Diniz trouxe informações sobre a diplomação dos 172 eleitos (94 deputados estaduais, 70 deputados federais, dois senadores e seus quatro suplentes, governador e vice). A solenidade ocorrerá em 18/12, às 11h, na Sala São Paulo. Para a imprensa, é necessário credenciamento prévio, por meio do e-mail ccs@tre-sp.jus.br.
Repercussão
Alguns dos presentes compartilharam suas impressões sobre o evento. "Agradeço e parabenizo o acolhimento e o respeito pelos novos parlamentares", disse o deputado eleito Aprígio (PODE) - no que foi acompanhado por Alex de Madureira (PSD) e Coronel Nishikawa (PSL). Edna Macedo (PRB) também se manifestou nesse sentido: "Estou voltando após 11 anos de afastamento da política, e é um grande prazer ser recebida de forma tão simpática".
Adriana Borgo (PROS) lembrou das principais atribuições dos parlamentares: "Que nós não nos esqueçamos do papel que temos nesta Casa, nem do que nos trouxe até aqui: nossas lutas, nossas representações".
Professora Bebel (PT), antes representante do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e agora deputada eleita, falou: "Acredito que a pauta da educação é consenso, é muito importante. Sempre fomos muito bem recebidos nesta Casa".
Segundo outros deputados, os aspectos futuros da política são igualmente importantes. "O resultado dessas eleições me deixa muito feliz e esperançoso de que o Brasil terá sempre renovações, no sentido de ter a diversidade da sociedade cada vez mais representada na política", disse Rodrigo Gambale (PSL).
"Sempre lutei por aquilo que considero justo, mas agora com o cargo sinto que terei mais legitimidade; entendo que é necessário resgatar a importância do Legislativo, principalmente em âmbito estadual", afirmou Janaina Paschoal (PSL).
A Bancada Ativista (PSOL) esteve representada por Anne Rammi, Chirley Pankará e Jesus dos Santos. "Esse mandato coletivo é uma inovação que traz a representação de diferentes setores da sociedade. O ano de 2019 promete ser rico em debates, o que será muito bom", declarou Anne.
Para Mauro Bragato (PSDB), é importante reforçar a atenção que todos devem ter na execução do mandato. "Cada um tem sua característica, e a desse próximo será o acompanhamento de perto pela sociedade."
Castelo Branco (PSL) fez uma referência: "Cito aqui uma frase de Henrique José de Souza: "a esperança da colheita reside na semente". Nós somos essa semente, e tenho a certeza de que faremos um bom trabalho".
Estiveram presentes também os deputados eleitos Altair Moraes (PRB), Arthur Mamãe Falei (DEM), Ataide Teruel, Bruno Ganem e Márcio da Farmácia (os três do PODE), Cezar (PSDB), Daniel José, Ricardo Mellao e Sergio Victor (os três do NOVO), Delegada Graciela, Dirceu Dalben e Thiago Auricchio (os três do PR), Douglas Garcia, Frederico D"Ávila, Gil Diniz, Letícia Aguiar, Major Mecca e Tenente Coimbra (os seis do PSL), Dr. Jorge do Carmo, Emídio de Souza e Paulo Fiorilo (os três do PT), Érica Malunguinho e Isa Penna (ambas do PSOL), Marcio Nakashima (PDT), Marina Helou (REDE), Rafa Zimbaldi e Vinícius Camarinha (ambos do PSB) e Sargento Neri (AVANTE).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações