Há 18 anos, em medida pioneira, Alesp colocava fim ao voto secreto

A Assembleia Legislativa de São Paulo foi a primeira casa legislativa estadual do país a acabar com o voto secreto em suas sessões públicas. Há 18 anos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) votava favoravelmente à Proposta de Emenda à Constituição 8/2001, que estabelecia o voto público em qualquer deliberação dos deputados.
Até então, o voto secreto era aplicado nos casos de cassação de mandatos de parlamentares, julgamento de deputado ou governador, eleição de membros da Mesa Diretora e seus substitutos, aprovação de conselheiros do Tribunal de Contas indicados pelo governador, destituição do Procurador Geral de Justiça ou na deliberação sobre a prisão de deputados em flagrante de crime inafiançável e na autorização para formação de culpa.
Segundo o deputado Roberto Engler (PSB), parlamentar da 19° legislatura presente naquele momento histórico, a medida significou transparência às deliberações da Casa por permitir que o cidadão conheça a opinião dos deputados em votações importantes de interesse da sociedade.
"Não temos nada a esconder do público. Nós temos que demonstrar o que cada um pensa sobre os assuntos decididos na Assembleia", disse, ao relembrar que a votação se deu de forma tranquila.
Para o ex-deputado Antonio Mentor (PT), autor da PEC 8/2001, a tese do voto aberto parte do princípio da publicidade que deve reger os atos da administração pública e a sua aprovação revela o pioneirismo do Parlamento paulista.
"A medida é um avanço, não apenas pela questão da transparência, mas porque representa um aperfeiçoamento do regime democrático no nosso país", explicou.
Com a promulgação da PEC 8/2001, o parágrafo 2°, do artigo 10 da Constituição Estadual, passou a vigorar com a redação que define que o voto será público para todos esses casos. Para parlamentares da época, a medida trouxe credibilidade ao Parlamento paulista.
Notícias relacionadas
- Sessão Solene na Alesp valoriza legado da 'Revolta Paulista de 1924', que completa 100 anos
- Considerado o berço da democracia nas Américas, São Vicente completa 489 anos
- Documentos do Museu da Imigração podem ser acessados pela internet
- Proclamação da República do Brasil completa 129 anos
- O atentado da rua Tonelero
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações