Audiência pública discute o Plano Estadual para Desburocratização de empresas
13/06/2019 14:34 | Atividades Econômicas | July Stanzioni - Fotos: Marco Antonio Cardelino





Na reunião da Comissão de Atividades Econômicas de quinta-feira (13/6), no plenário Tiradentes, foram abordadas emendas ao Projeto de Lei 4/2019 que cria o Plano Estadual de Desburocratização - Empreenda Fácil (projeto) com o objetivo de simplificar e acelerar os processos de abertura, licenciamento e fechamento de empresas.
Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as micro e pequenas empresas representam 98% do total de empresas em todo o Estado de São Paulo e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Para Silvério Crestana, consultor da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, o dado preocupante é que, aproximadamente, uma a cada quatro empresas registradas no CNPJ fecha antes de completar dois anos no mercado. "Esse projeto foi elaborado no âmbito da Frente Parlamentar de Empreendedorismo pelo deputado Itamar Borges (MDB) e visa simplificar a abertura de empresas por meio de processos eletrônicos, de cadastros únicos, todos on-line. Nosso desafio é levá-lo para todo o Estado de São Paulo", declarou.
A Secretaria Estadual de Micro, Pequenas e Médias empresas tem a expectativa de que, com o projeto de lei e o sistema integrado no estado, o tempo de abertura de uma empresa de baixo risco possa ser inferior a quatro dias. "Nosso papel principal é, junto com os demais órgãos licenciadores e junta comercial, implantar todas as modificações necessárias. Para isso, estamos desenvolvendo tecnologia específica a fim de integrar à esfera estadual. Nossa meta é que, até 2023 cheguemos ao prazo de um dia para abertura de empresa", afirmou a subsecretária da pasta, Jandaraci Araújo.
Ainda segundo Jandaraci Araújo, o projeto pretende oferecer novas oportunidades aos empreendedores em todo estado. "O Empreenda Fácil agiliza o processo dos negócios e reduz o prazo para abertura de empresas na cidade de São Paulo, a ideia é expandir para todo o estado"
Desde 2017, quando o sistema foi implementado, 140 mil empresas fizeram seu CNPJ por lá. "Vejo esse projeto de lei como uma possibilidade de ampliar um nível de integração melhor, deixando o processo mais simplificado. Há espaço ainda para ter uma plataforma única em que a pessoa não sinta a transição. O projeto vem nessa direção: tornar-se o processo mais simplificado em todo o Estado de São Paulo", destacou Mariana Barra, representante da secretaria municipal de inovação e tecnologia.
A Comissão de Atividades Econômicas discutiu com diversas instituições do setor estratégias para facilitar a implementação do plano de desburocratização para que realmente o empreendedor seja beneficiado.
Redução do tempo de abertura
A Endeavor Brasil atua há cinco anos ajudando os municípios e os estados a desburocratizarem essas questões empresariais. Segundo levantamento da empresa, o tempo médio no Brasil para a abertura de uma empresa é de 62 dias.
Por isso Renata Mendes, gerente de Advocacy da entidade acredita que o Projeto de lei 4/2019 vai impactar diretamente a economia local. "Simplificar e levar negócios para as cidades envolve os três níveis de governo, por isso é importante uma lei que defina regras para o setor e quais princípios devem ser seguidos. A redução no tempo de abertura da empresa estimula o surgimento de novos negócios e a formalização desses negócios. O município ganha em arrecadação, ganha em prestação de bons serviços e, aqueles negócios que estão crescendo, ganham a facilidade de se expandirem".
O deputado Sérgio Vitor (NOVO) ressaltou a importância em ouvir os membros da sociedade neste processo. "Foi importante ouvir especialistas de diversas instituições sobre como podemos fazer essa desburocratização ser mais eficiente e interferir menos na vida do empreendedor".
O deputado Ricardo Mellão (NOVO) abordou a importância da criação de políticas públicas para fortalecer o setor. "O mais importante é que o estado deixe de ser inimigo do empreendedor. Temos que entender que não iremos combater a pobreza combatendo o gerador de riqueza. O empreendedor busca suprir uma lacuna da sociedade, em serviços ou produtos, e não pode ter o estado criando burocracias desnecessárias que geram mais custos", finalizou o parlamentar.
Participaram também da discussão Ronaldo Santos, da Sala do Empreendedor da Prefeitura de São José dos Campos, Matheus Palucci da Fiesp, Kelly Cristina de Carvalho da Fecomercio SP e Alexandre Carvalho do SesconSP.
Notícias relacionadas
- Comissão de Atividades Econômicas aprova classificação de 3 municípios como de interesse turístico
- Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia elege presidente e vice-presidente
- Comissão da Assembleia Legislativa recebe secretário estadual de Agricultura
- Secretário de Agricultura e Abastecimento deverá ser ouvido em reunião
- Comissão quer ouvir secretário da Fazenda sobre tributos nas operações com pescados
- Secretaria de Habitação tem meta de construir moradias para 60 mil famílias até 2022
- Secretário da Agricultura e Abastecimento apresenta dados do agronegócio aos parlamentares
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações