Alesp homenageia os 154 anos da Batalha Riachuelo






A Batalha de Riachuelo é um dos marcos históricos para os militares. O dia 11 de junho de 1865 colocou de um lado os paraguaios e de outro, os brasileiros. Os paraguaios desejavam controlar os rios da Bacia do Prata, uma saída para o Oceano Atlântico. Apesar da estratégia, o Brasil saiu vitorioso.
Os 154 anos do fato renderam homenagem nesta sexta-feira (14/6), na Assembleia Legislativa. A cerimônia lotou o plenário Juscelino Kubitschek de oficiais da Marinha. O vice almirante Cláudio Mello recebeu moção honrosa, enalteceu a sessão solene e a realização do evento na Casa.
"Essa iniciativa é fundamental por trazer a oportunidade de apresentar nossos principais programas aos parlamentares e o que está sendo feito em prol do Brasil, não apenas na questão da defesa, mas também dos grandes programas, da parte tecnológica, a segurança da navegação, a pesquisa científica, o apoio à população ribeirinha, acesso à saúde. A Marinha atua em vários aspectos da vida nacional que contribui de forma definitiva para o progresso do país. Por isso é muito importante vir à Assembleia", disse.
O propositor do encontro, deputado Castello Branco (PSL), foi oficial da Marinha ficando dois anos no curso de piloto aeronaval na Base de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e um ano embarcado (seis meses no porta aviões e seis meses na fragata Niterói-União).
Para ele, trazer o militar à Casa é essencial: "a Marinha é uma grande força das nossas três forças armadas, tem um dos papéis mais relevantes na proteção da nossa costa e das nossas riquezas marítimas. Fui oficial da Marinha e nada mais justo do que homenagear a prata da casa e fazer da Assembleia Legislativa um portal para que as pessoas conheçam o que faz a Marinha", afirmou.
O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo atua em diversas áreas tecnológicas, como o desenvolvimento de sistemas térmicos, químicos e eletromecânicos, de processos químicos e projetos, fabricação e testes de componentes. Conta, para isto, com o suporte de diversas instalações laboratoriais e oficinas em São Paulo e em Iperó, região de Sorocaba.
Dentro da sede, localizada na Universidade de São Paulo, trabalham servidores militares e civis que exercem atividades técnicas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento de projetos e atividades administrativas.
Também estiveram presentes no evento os deputados Agente Federal Danilo Balas, Coronel Telhada e o senador Major Olimpio.
Notícias relacionadas
- Sindicato das Empresas de Segurança Privada promove encontro na Alesp
- Ato Solene debate luta antimanicomial no Brasil e participação do SUS no tema
- Em solenidade, servidores aposentados pedem aprovação de Projeto de Decreto Legislativo
- Audiência Pública debate mudanças nas regras de trabalho em frigoríficos
- Ato Solene discute participação social para criação de políticas públicas sobre a alimentação
- Ato solene debate reabertura das escolas em meio à pandemia
- Em ato solene, educadoras infantis municipais pedem reconhecimento como professoras
- Saneamento básico é debatido em solenidade no Legislativo paulista
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações