Famílias ameaçadas de despejo em Pirapora do Bom Jesus

Em 28/6, Carlos Giannazi promoveu audiência pública para orientar as 58 famílias que estão sendo despejadas do bairro Parque Paiol 1, em Pirapora do Bom Jesus, na Região Metropolitana de São Paulo.
Embora os moradores tenham em mãos papéis assinados por um ex-prefeito cedendo o uso da área por 90 anos, os documentos são nulos, pois provou-se que o terreno em questão é privado. Os termos de cessão de posse eram apenas um embuste eleitoral, que também foi usado em reservas de proteção ambiental e áreas de risco.
Ação de reintegração de posse foi proposta em 2011, mas em 2016 o juízo de primeira instância condicionou a retirada das famílias à oferta de uma alternativa habitacional por parte do poder público. Essa proteção (Concessão de Uso Especial para Fim de Moradia) é direito de possuidores antigos e de boa-fé. A decisão, entretanto, foi revertida no TJ, que entendeu que o instituto somente se aplicaria a áreas públicas.
O despejo está previsto para 17/8, mas os moradores vão participar de uma audiência no fórum de Santana de Parnaíba em 17/7. Conforme explicou o defensor público Rafael Pitanga, o ato será acompanhado por um membro do Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública, que vai buscar algum tipo de acordo.
O deputado vai acionar a Comissão de Direitos Humanos da Alesp. O objetivo é pressionar o município a firmar convênio com o Estado ou a União para que sejam oferecidas unidades habitacionais.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações