Confira o bate-papo com a deputada Marina Helou





Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com a deputada Marina Helou.
Os últimos quatro meses
Vivemos um momento difícil na política em que os discursos são muito polarizados, buscando narrativas de fáceis adesões e pouca profundidade, pouco olhar técnico e pouca política pública baseada em evidências. Mas ao mesmo tempo nós vemos a população entendendo a importância da política na nossa vida e querendo participar.
Aqui na Alesp tenho vivido um período de experiência e de aprendizado únicos em que nos dedicamos a seguir as bases do mandato para que nos próximos anos a gente consiga resultados significativos. Acho que consegui absorver bastante do funcionamento da Casa, do regimento interno e passei a entender tudo o que está acontecendo. Hoje participo de três comissões: da Ciência, Tecnologia e Informação, da Defesa e dos Direitos das Mulheres e da Comissão de Constituição e Justiça, na qual me tornei vice-presidente.
Um dos nossos grandes pilares de atuação é a participação política e conseguimos coisas muito interessantes nesses primeiros meses. Estou muita animada em continuar construindo o nosso mandato com a participação da população. Estamos produzindo um planejamento estratégico profundo para chegarmos aos resultados esperados, às metas que nos propusemos e às entregas para cada área.
Projetos, legado e futuro
Temos alguns objetivos estratégicos. A primeira infância, que vai de 0 a 7 anos - a idade mais importante do desenvolvimento humano " e temos várias políticas públicas neste sentido. Coordeno a primeira "Frente Parlamentar pela Primeira Infância" aqui da Alesp. Estamos construindo toda uma visão de política pública transversal sobre esse tema e entendemos que isso pode ser muito importante para o Estado.
Um outro ponto é a sustentabilidade e nós coordenamos a "Frente Parlamentar Ambientalista pela Água e Saneamento Básico" e a "Frente pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", para debater uma atuação focada principalmente no que atinge a população diretamente como: água, saneamento básico e direitos humanos na segurança pública. Entendemos que uma das principais demandas da população hoje no Estado é a segurança e acreditamos que não é preciso mais repressão, a lógica mais colocada hoje em dia. Precisamos de um olhar integrado para cuidar das pessoas em situação de cárcere, mas também dos politicais.
Um outro pilar é a participação política e entendemos que muito do que se vai construir aqui no parlamento tem mais força se for construído com a população. Temos feito vários eventos como o Mutirão Legislativo, o Laboratório LDO e o próprio Cine Alesp para explicar a política e atrair as pessoas para a Assembleia.
O último pilar é o mandato de excelência, ou seja, como podemos realmente ocupar todos os espaços e todas as construções que temos feito aqui com qualidade, com estudo, com profundidade. Queremos ter uma atuação legislativa significativa.
Inspiração e referências
Uma referência que eu sempre cito é a Marina Silva, uma mulher negra, do norte do país, que tem uma história super difícil de vida e que conseguiu se tornar uma grande referência pública. Ela ocupou a política quando pouquíssimas mulheres ocupavam, em uma região onde não tinham mulheres na política. Foi vereadora, deputada, uma senadora incrível e uma ministra do meio ambiente que trouxe ganhos significativos e que até hoje se revertem em benefícios para o Brasil. É uma mulher que realmente me inspira.
Além dela, gosto da Chimamanda, uma escritora nigeriana que traz uma nova perspectiva sobre a literatura africana para o mundo. Gosto também da Greta, uma menina jovem, de 17 anos, que está revolucionando a estrutura de relação com a mudança climática, algo urgente.
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com a deputada Professora Bebel
- Confira o bate-papo com a deputada Edna Macedo
- Confira o bate-papo com a deputada Valeria Bolsonaro
- Confira o bate-papo com a deputada Leci Brandão
- Confira o bate-papo com a deputada Maria Lúcia Amary
- Confira o bate-papo com a deputada Leticia Aguiar
- Confira o bate-papo com a deputada Delegada Graciela
- Confira o bate-papo com a deputada Márcia Lia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações