Confira o bate-papo com a deputada Janaina Paschoal



Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de cinco meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com a deputada Janaina Paschoal.
Os últimos meses
Tem muita gente até achando graça porque eu tenho dado um diagnóstico bom da Alesp. Eu encontrei muita gente querendo fazer o bem, de vários partidos, às vezes apenas com dificuldade para saber qual o melhor caminho. E nestes últimos meses eu descobri, como professora de Direito, a importância do conhecimento jurídico no Poder Legislativo. Eu não tinha noção do quanto essa formação jurídica seria tão relevante e estou vendo uma utilidade do meu conhecimento jurídico até na hora de discutir um projeto de um colega e dizer "olha, esse teu objetivo é muito bom, mas da maneira como está escrito, talvez a gente não consiga chegar até ele, entendeu?!". Então estou muito encantada em constatar como esse conhecimento é útil. Tem gente que vem ao meu gabinete e fala: mas como assim ela está no plenário? Ela tem que atender as pessoas e etc. Eu atendo, mas dou prioridade ao plenário e a todo o processo legislativo, porque eu acho que este é o meu perfil e acho que sou mais útil participando dele.
Projetos, legado e futuro
Eu quero trabalhar muito na ideia das liberdades individuais. A mulher que decide fazer o parto que ela quer, a família junto com a escola que vai decidir se a criança progride (...) e não uma norma estatal dizendo se vai ou não vai. E o meu desejo é o de melhorar os projetos do governo para contemplar várias frentes atuando de forma ponderada.Em vários locais por onde eu passei isso foi sempre uma marca. Quando eu presidi o conselho de entorpecentes havia uma turma que era a favor da redução de danos, outra turma que achava que só prendendo resolvia, outra turma que achava que tinha que internar todo mundo. Sentei com todos eles e falei: "Vocês repararam que estão falando sozinhos? Ficam aqui repetindo o que acham que é certo, mas a gente tem que dialogar". Eu sempre desempenhei esse papel, apesar de ter ficado mais conhecida em uma situação extrema e de muita controvérsia, ideologia e paixões, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Sou contundente na fala, mas não nos pensamentos e estou longe de ser inflexível. Eu percebi que os próprios colegas deputados estavam apavorados, porque me imaginavam como uma pessoa briguenta e agressiva, mas eu não sou. Uma pessoa que sobrevive 20 anos dentro da USP, em um ambiente que pensa completamente diferente, não pode ser inflexível.
Inspirações e referências
A maior referência é Jesus Cristo. Independente de questões ideológicas ou religiosas ele só deu bom exemplo. Ele não era brando, era firme! Mas ao mesmo tempo falava a verdade, dava bons exemplos e pregava o amor.
Desde pequena sempre gostei de Margaret Thatcher. Winston Churchill acho uma figura interessante. Outro de quem eu gosto muito e foi político por um mandato, mas também foi filósofo e é um grande pensador brasileiro: Tobias Barreto. Posso citar também Carlos Lacerda, que foi governador da Guanabara. Eu não digo que me inspiram, mas são figuras importantes. Dom Pedro II, a Princesa Isabel também foram importantes para o cenário nacional.
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com a deputada Professora Bebel
- Confira o bate-papo com a deputada Edna Macedo
- Confira o bate-papo com a deputada Valeria Bolsonaro
- Confira o bate-papo com a deputada Leci Brandão
- Confira o bate-papo com a deputada Maria Lúcia Amary
- Confira o bate-papo com a deputada Leticia Aguiar
- Confira o bate-papo com a deputada Delegada Graciela
- Confira o bate-papo com a deputada Márcia Lia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações