Em meio ao pan-americano em Lima, Alesp comemora Dia da Comunidade Peruana









Enquanto mais de 500 atletas brasileiros estão em Lima disputando os Jogos Pan-Americanos e conquistando medalhas inéditas para o país, a Assembleia Legislativa comemorou na última terça-feira (30/7) o Dia da Comunidade Peruana na capital paulista.
A solenidade foi proposta pela deputada Damaris Moura (PHS), em função da Lei Estadual 13.513, promulgada em 2009, pelo deputado Romeu Tuma. Segundo a Associação Patronato da Comunidade Peruana em São Paulo, há cerca de 50 mil imigrantes e descendentes no Estado de São Paulo.
"Estando no parlamento, é uma oportunidade que eu tenho esta aproximação aqui em solo brasileiro com o povo peruano. Quero ouvi-los, quero entender as suas demandas e, na medida do que for possível ao parlamentar, eu quero interferir. Sabendo que, constitucionalmente, brasileiros e estrangeiros são dignos de respeito, da mesma consideração e dignidade", declarou a deputada.
A comunidade também tem interesse em ampliar as relações comerciais no Estado, em especial na cidade de São Paulo em especial na área da construção civil para construção de hotéis, escolas, hospitais, além de estradas no país peruano.
"Este evento tem muita importância para nós porque simboliza a união dos dois povos e a proteção e o impulso que a nossa comunidade dá para São Paulo", declarou a cônsul-geral do Peru em São Paulo, Lourdes Hilbck.
As relações econômicas e culturais também mereceram destaque no encontro no Auditório Franco Montoro. Victor Batista, advogado da Comunidade Peruana abordou a legislação que envolve a entrada e permanência deles em nosso país.
Há trinta anos no Brasil, ele acredita que é preciso melhorar alguns aspectos no tratamento dos seus conterrâneos. "Neste momento, com a lei de imigração, há duas formas de naturalização. Uma, a extraordinária, quando o imigrante tem mais de quinze anos e a outra, quando está por aqui recentemente e, pelos tratados que temos no Mercosul, já se pode fazer o processo de naturalização com quatro anos no Brasil. Mas isto deveria ser mais flexibilizado, pois nós imigrantes, somos seres humanos. Não somos cidadãos de segunda ou terceira categoria, porque trazemos a cultura, a gastronomia e todo direito que temos como cidadão, para melhorar a situação de todos os brasileiros".
Enaltecer a importância de todo e qualquer imigrante para o desenvolvimento do empreendedorismo local foi destaque na comemoração da comunidade peruana. "É uma questão muito importante porque gera muitos empregos. Por exemplo, na área de vestuário. Nós geramos empregos para os nossos amigos brasileiros. Claro que também encontramos dificuldades, como em outros setores, mas estamos em conversas com o Sebrae para que possamos trabalhar em conjunto e conseguir atingir os nossos objetivos como empreendedores", declarou Edwin Contreras, líder da comunidade de empresários peruanos da capital.
Para Antônio Castillo, diretor-geral do Ministério do Comércio do Peru no Brasil, nosso país tem um lugar estratégico no continente. "O Brasil é um país que lidera a América Latina, pois aqui há cerca de 4% de toda a indústria do blocoi. Todos os países precisam do Brasil cada vez mais forte na América Latina".
A independência do Peru foi proclamada em 28 de julho de 1821, pelo general argentino José de San Martín, primeiro presidente do país.
Notícias relacionadas
- Sessão Solene na Alesp celebra os 93 anos do Movimento Constitucionalista de São Paulo
- Sessão Solene na Alesp celebra os 90 anos da Associação Atlética Banco do Brasil
- Parceria da Alesp é destaque em celebração dos 35 anos do Sindicato dos Policiais Federais de SP
- Estado de São Paulo celebra Semana de Incentivo à Leitura
- Dia Nacional do Sistema Braille alerta para a necessidade de políticas que garantam a inclusão de pessoas com deficiência visual
- Setembro é o mês do rádio no Brasil
- Sessão solene comemora o Dia Estadual da Liberdade Religiosa
- Dia Internacional da Mulher - Mulheres na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações