Dia Nacional da Saúde busca conscientizar população sobre o bem-estar

A Lei Federal 5.352, de 8 de novembro de 1967, institui o Dia Nacional da Saúde em 5 de agosto. A data foi escolhida com o objetivo de promover a educação sanitária, assim como alertar a população sobre o valor da saúde. O dia faz referência ao médico sanitarista Oswaldo Cruz nascido em 5 de agosto de 1872. No início do século XX, o médico cientista cumpriu um importante papel no combate a doenças como febre amarela, varíola e peste negra no país.
A saúde consiste no equilíbrio do organismo e na boa disposição física e psíquica. Para uma melhor qualidade de vida, é necessária uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e a manutenção de bons hábitos de higiene, assim como a vacinação e os exames de rotina em dia.
Políticas públicas ligadas a saúde
Na Alesp, há diversos Projetos de Lei em tramitação que surgem para colaborar com a promoção da saúde no Estado, como o PL 781/2019, da deputada Valeria Bolsonaro (PSL). Ele cria o "Mês de Imunização" nas escolas do estado, tanto nas públicas como nas particulares. Durante o tempo previsto, os pais deverão apresentar a carteira de vacinação de seus filhos atualizada. Caso contrário, a ocorrência será encaminhada ao Conselho Tutelar. "A importância da vacinação para a saúde pública é indiscutível. A participação da rede de ensino amplia de forma considerável a vigilância e o acompanhamento do crescimento, bem como a avaliação constante do estado vacinal para garantir a saúde integral da criança e a redução da mortalidade na infância", definiu a autora.
Outra medida em tramitação trata do bem-estar dos pacientes dos hospitais no Estado. O PL 787/2019 inclui produtos de origem orgânica na alimentação fornecida aos pacientes. O objetivo é proporcionar refeições mais saudáveis e que garantam melhor qualidade de vida. "O objetivo é criar uma cultura de substituição dos alimentos oriundos da agricultura tradicional, na qual se observa o uso absurdo de agrotóxicos, por aqueles de origem orgânica, nos hospitais da rede pública estadual de São Paulo", explicou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), autor da iniciativa.
Os dois projetos irão tramitar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e após isso serão avaliados pelas comissões que avaliam o mérito das propostas.
Além disso, há diversas Frentes Parlamentares que buscam discutir temas relacionados para assim também propor soluções. Um exemplo é a Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes coordenada pelo deputado Fernando Cury (PPS). "A Frente conta com 67 deputados e tem o objetivo de realizar um trabalho de conscientização e prevenção do diabetes, visando promover a criação de uma ampla discussão e propostas que auxiliem no combate da doença e suas causas", explica Cury.
Desde o início dos trabalhos, as atividades da Frente já apresentaram resultados. A Lei Estadual 17.119/2019, sancionada no dia 24/7, garante que todos os alunos da rede estadual portadores de diabetes, tenham acesso a um cardápio adequado à sua condição de saúde. O autor da proposta que virou lei, Fernando Cury, destacou a importância da atuação do grupo parlamentar. "As discussões das nossas reuniões nos motivaram com muito embasamento para poder fazer o projeto", comentou.
Notícias relacionadas
- Sessão Solene na Alesp celebra os 93 anos do Movimento Constitucionalista de São Paulo
- Sessão Solene na Alesp celebra os 90 anos da Associação Atlética Banco do Brasil
- Parceria da Alesp é destaque em celebração dos 35 anos do Sindicato dos Policiais Federais de SP
- Estado de São Paulo celebra Semana de Incentivo à Leitura
- Dia Nacional do Sistema Braille alerta para a necessidade de políticas que garantam a inclusão de pessoas com deficiência visual
- Setembro é o mês do rádio no Brasil
- Sessão solene comemora o Dia Estadual da Liberdade Religiosa
- Dia Internacional da Mulher - Mulheres na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações