Pró-reitores de pesquisa da Unesp e da Unicamp comparecem a CPI
09/09/2019 15:28 | Gestão das Universidades Públicas | Maurícia Figueira - Fotos: José Antonio Teixeira





Pró-reitores de pesquisa da Unesp e da Unicamp compareceram na manhã desta segunda-feira (9/9) na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos na CPI da Gestão das Universidades Públicas. A convocação dos pró-reitores foi solicitada pela deputada Carla Morando (PSDB), sub-relatora de pesquisas, viagens e diárias da CPI.
O primeiro a ser ouvido foi Carlos Frederico de Oliveira Graeff, pró-reitor de pesquisa da Unesp. Graeff destacou que as pesquisas realizadas na Unesp têm grande repercussão na área acadêmica, com publicação em revistas prestigiadas mundialmente, como a "Science" e a "Nature".
O pró-reitor informou que a Unesp tem 17 fundações ligadas às universidades. Essas fundações são usadas para captação de recursos privados das pesquisas, devido à agilidade para utilização desses recursos. O deputado Paulo Fiorilo (PT) indagou se há auditoria desses recursos pelo Tribunal de Contas do Estado. A assessoria do pró-reitor afirmou que todos os recursos públicos da Unesp e das fundações são auditados pelo TCE.
O pró-reitor destacou ainda que estão previstos cortes da ordem de 50% na Capes, fundação vinculada ao Ministério de Educação que fomenta pesquisas acadêmicas. "As três universidades públicas paulistas estão sofrendo fuga de cérebro. São milhões investidos para formar os docentes. Essas pessoas vão gerar conhecimento em outros países, isso é uma tragédia de médio e longo prazo", disse o pró-reitor.
Em seguida, apresentou-se o pró-reitor de pesquisa da Unicamp Munir Salomão Skaf. Ele ressaltou que existem mais de 35 mil universidades do mundo - a Unicamp estando entre as 400 melhores. "Estamos entre as 1,5% melhores do mundo." Skaf declarou que "as pesquisas realizadas nas universidades geram impactos intelectuais, pois tornam os homens mais sábios; sociais, pois tornam a sociedade melhor e econômicos, com geração de riqueza, produtos, processos e empregos".
A deputada Valeria Bolsonaro (PSL) citou uma pesquisa que está sendo realizada há 20 anos na área de educação infantil e, segundo ela, não tem nenhuma aplicabilidade. "É preciso avaliar a qualidade dessas pesquisas", afirmou a parlamentar.
O presidente da CPI, deputado Wellington Moura (PRB), informou aos deputados que o prazo para os sub-relatores apresentarem seus relatórios é o dia 2 de outubro.
Estavam presentes, além dos citados, os deputados Arthur do Val e Daniel José.
Notícias relacionadas
- CPI das universidades públicas encerra os trabalhos
- CPI que investiga a gestão das universidades públicas se prepara para votar o relatório final
- CPI analisa solicitação de extratos bancários de universidades
- Reitor da Unicamp nega irregularidades à CPI
- Reitor da USP é questionado sobre salários elevados
- Reitor da Unesp comparece à reunião da CPI das universidades paulistas
- Contas das universidades são analisadas por secretário do Tribunal de Contas
- CPI vai examinar documentação contábil de universidades
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações