Reunião com representantes do agronegócio é realizada na Assembleia


09/12/2019 15:15 | Evento | Karina Freitas - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Cauê Macris e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ariel Mendes e Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O assunto central do encontro da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista foi o Convênio 100, que reduz a base de cálculo do ICMS sobre a comercialização de insumos agropecuários.

O encontro foi presidido pelo deputado Itamar Borges (MDB), que explicou que a medida gera um aproveitamento de crédito. "Sem ele vai aumentar, não só custo para o produtor, mas até da própria cesta básica do consumidor".

O vice-presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária da Câmara federal, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania) falou que a área tem mantido um dinamismo econômico. "Alguns olham querendo pegar um pouco dos recursos e tributar o setor, nós não podemos permitir isso, essa é uma visão de curto prazo, o que pode tirar a vitalidade. Nós viemos pedir a manutenção do Convênio 100 para manter o respeito tributário ao setor", declarou.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, fez um balanço do setor no ano 2019. Para ele o resultado foi positivo, e reforçou que o agronegócio é o motor da economia brasileira e paulista. "Em São Paulo, o agro representa 20% da economia. Esse ano nós fizemos a maior liberação de recursos no seguro rural no Estado, foram quase R$ 52 milhões. Fizemos grandes inovações em termos de gestão da nossa extensão rural, de pesquisa e desenvolvimento".

Para o presidente da Casa legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), o objetivo é dar o apoio necessário para que a frente parlamentar se fortaleça. "É um setor que ajuda a alimentar a nossa economia. O que nós temos que fazer como deputados estaduais, e eu como presidente da Assembleia, é dar todos os mecanismos para que isso ocorra".

O agronegócio é responsável pela geração de 155 dos empregos formais no Estado paulista.

alesp