Exposição fotográfica mostra trabalho voluntário em hospital público


12/12/2019 13:15 | Arte na Alesp | Amanda Nascimento - Foto:Bruna Sampaio

Compartilhar:

Mãos Solidárias, do VER <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mãos Solidárias, do VER <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mãos Solidárias, do VER <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mãos Solidárias, do VER <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A mostra fotográfica "Mãos solidárias" exibe imagens do projeto Voluntariado Emilio Ribas de humanização hospitalar, que conta com aproximadamente 200 voluntários. O intuito do projeto é atender os pacientes de maneira integral, incluindo saúde mental e emocional, além do tratamento médico.

A médica infectologista e fundadora do projeto, Glória Brunetti, explicou a intenção de tornar o ambiente hospitalar mais leve. "A gente sabe que todo mundo que está hospitalizado fica em excessiva vulnerabilidade. Fica isolado, muda a vida social, muitas vezes enfrenta problemas com falta de dinheiro e 80% dos nossos pacientes convivem com HIV/AIDS, uma doença crônica cujo paciente precisa realmente de muita atenção para que tenha qualidade de vida. É um privilégio muito grande estar aqui mostrando um pouco do trabalho que é feito lá [no hospital]".

Lucília Ribas, que é bisneta de Emilio Ribas e voluntária, contou sua experiência: "Eu trabalho no projeto de reiki, que é uma energia transmitida através das mãos, uma energia universal, não é a minha energia, que vai dar tranquilidade, paz, potencializar a medicação que o paciente toma e relaxar. Eles gostam muito, a gente põe uma musiquinha relaxante, eles ficam muito tranquilos, dormem, relaxam e gostam muito."

As fotografias mostram o contato entre as mãos dos pacientes e voluntários. O fotógrafo Leandro Melo entende que a união da fotografia com o social e o voluntariado define o valor de seu trabalho. "É muito gratificante você exercer algo que já vem fazendo há um tempo e saber que isso está ajudando pessoas de alguma forma".

A exposição conta com o apoio do deputado Ataíde Teruel (Pode).

Serviço

Exposição fotográfica "Mãos Solidárias"

Local: Galeria do 3º Andar (Hall da Biblioteca)

Data: até o dia 20/12

Endereço: Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Paraíso, São Paulo

alesp