Futuro sem violência contra a mulher é tema de seminário





Discutir medidas para termos um futuro sem violência contra a mulher foi o objetivo do seminário realizado na manhã desta segunda-feira (9/3) na Assembleia Legislativa. O evento também marcou o lançamento de uma exposição de desenhos no Espaço Villas Boas, da Alesp. Os desenhos apresentados foram escolhidos em um concurso realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Defensoria Pública com o tema: Lei Maria da Penha - como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?
O primeiro passo do concurso foi dialogar, em sala de aula, sobre o tema da violência contra a mulher. Em seguida, os alunos elaboraram desenhos sobre o assunto. Mais de oito mil desenhos de alunos do ensino médio das escolas públicas do Estado foram apresentados. Desses, 20 foram selecionados para a exposição. Os dois primeiros colocados ilustram uma cartilha da Defensoria Pública sobre a Lei Maria da Penha. A cartilha aborda temas como violência psicológica e física, ensina como as mulheres vítimas de violência podem procurar ajuda nos órgãos públicos, além de esclarecer quais medidas serão tomadas contra o agressor e a favor da vítima. Questões práticas, como quais documentos a vítima precisa levar e como funcionam as casas abrigo também estão na cartilha.
O defensor público Rafael Pitanga Guedes comentou o concurso. "A iniciativa teve um grande engajamento de alunos e professores. Recebemos mais de oito mil desenhos do Estado inteiro. Desses, 20 foram selecionados e vão ficar expostos até sexta-feira aqui na Alesp", explicou o defensor. "O seminário vai discutir o tema a partir da abordagem do empreendedorismo feminino, do empreendedorismo social, e também o olhar da administração pública sobre a atenção que deve dar às mulheres vítimas de violência, a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho".
A defensora pública Paula Sant'Anna Machado de Souza, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, comentou que a Lei Maria da Penha é o resultado da luta das mulheres pela igualdade. "Então é um pouco dessa proposta que fizemos com esse concurso. É importante debater nesse espaço da educação a questão da igualdade de oportunidades, a questão da violência que essas meninas e adolescentes ainda sofrem dentro de suas próprias casas", destacou a defensora pública.
A iniciativa do evento foi do Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Vinicius Schurgelies, diretor-presidente do ILP, ressaltou: "Temos de trazer essa discussão para o parlamento, para poder auxiliar a elaborar de boas políticas públicas que envolvam as políticas para as mulheres".
Segundo a deputada Edna Macedo (Republicanos), a sociedade civil precisa apoiar todas as mulheres. "Ainda há muitas mulheres à deriva. Ontem estava vendo uma entrevista com a Dra. Damares. Ela dizia que lá no Pará, nas regiões ribeirinhas, a mulher leva 24 horas, tem de pegar um barco para chegar à delegacia. Veja que horror. Hoje, com uma tecnologia tão grande, ainda há pessoas isoladas, sem apoio. Vamos ouvir opiniões para ajudarmos de alguma forma para que haja menos sofrimento e mais informação", salientou a deputada.
O evento foi realizado em parceria entre o ILP, a Defensoria Pública Geral do Estado de São Paulo e a Secretaria de Educação.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além dos citados, os senhores Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público geral do Estado de São Paulo; Ana Claudia Carletto, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Sandra Tadeu, vereadora da cidade de São Paulo; Maria Cristina Noguerol, representante da Secretaria de Educação; Ana Carolina Scwan, defensora pública e Talita Vieira de Sousa, primeira colocada do concurso de desenhos.
Notícias relacionadas
- Estudantes do EJA são homenageados na Assembleia Legislativa
- Médico faz palestra sobre o câncer de próstata
- Alunos de Araraquara visitam o Palácio 9 de Julho
- Seminário debate saúde mental de profissionais da segurança pública
- Alesp recebe seminário jurídico sobre eleições 2020
- Seminário discute 10 anos da Política Estadual de Mudanças Climáticas
- Políticas raciais são debatidas em evento
- Alesp recebe seminário sobre Estatuto da Segurança Privada
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações