Solicitação de nomeação de aprovados em concurso


11/03/2020 13:38 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional (Sifuspesp), Fábio Jabá, esteve na Alesp em 5/3 para reiterar aos parlamentares a urgente necessidade de contratações na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). A pasta sofre com falta de pessoal tanto na área fim, que engloba os agentes de segurança penitenciária (ASP) e os agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), como nas carreiras de apoio técnico e administrativo.

Carlos Giannazi (PSOL) " que já realizou diversas audiências públicas pela chamada dos aprovados em concurso, pela valorização da categoria e contra a privatização dos presídios " levou o tema ao Plenário, de onde fez um apelo ao governador Doria e ao secretário Nivaldo Restivo para que nomeiem os remanescentes dos concursos ainda vigentes: ASP-2014, AEVP-2014, ASP-2017 e Área Técnica-2018 (oficiais e analistas administrativos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogos e cirurgiões dentistas).

"Há vários anos nós estamos denunciando o déficit de pessoal no sistema prisional. O próprio Tribunal de Contas já fez essa ressalva, ainda durante a gestão Alckmin, mas até agora não houve nomeações", afirmou o parlamentar. Tanto o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) quanto a ONU indicam a proporção ideal de um agente penitenciário para cada cinco presos. Por essa conta, São Paulo mantém a metade do pessoal necessário.


alesp