Tribuna Virtual aborda rodízio em São Paulo e imposto progressivo

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) iniciou a Tribuna Virtual desta quinta-feira (7/5) informando que apresentou projeto para prorrogar os prazos de concursos públicos. Segundo o deputado, concursos já foram feitos e há várias pessoas aprovadas esperando serem chamadas e lembrou que há muitos custos envolvidos na elaboração de um concurso público. Giannazi fez a mesma proposta por meio de uma emenda ao projeto de autoria coletiva que se encontra em elaboração na Casa. Lembrou ainda que no âmbito municipal já foi aprovado projeto semelhante, de autoria do vereador Celso Giannazi.
O Deputado também destacou que "ontem, tivemos uma grande vitória para os profissionais da educação. Depois de muita resistência, tiramos os profissionais da educação desse congelamento", em referência ao projeto de Lei de Guerra votado ontem na Câmara do Deputados que prevê o congelamento dos salários dos servidores públicos. Giannazi afirmou que, caso o projeto seja aprovado, entrará com ação na justiça.
Outra vitória dos trabalhadores comemorada por Giannazi é relacionada à carteira de previdência, do Ipesp, dos advogados. "Quero parabenizar os advogados, cuja carteira previdenciária foi colocada em extinção. Ontem ganhamos uma ação proibindo que haja desconto do imposto de renda. É uma vitória de um movimento que já dura dez anos".
Impostos Causas Mortis e Doações
O deputado Paulo Fiorilo (PT) falou sobre projeto de lei que muda alíquotas do ITCMD, Imposto sobre Transmissão Causas Mortis e Doações. Além de Fiorilo, o projeto é de autoria conjunta com o deputado José Américo (PT). "É um imposto injusto, que prejudica os mais pobres. Quem poderia pagar mais, às vezes nem paga". Fiorilo detalhou a proposta: "Hoje um imóvel residencial no valor de 140 mil é isento, estamos elevando a isenção para 280 mil". De acordo com o parlamentar, o projeto propõe a progressividade do imposto, medida já adotada por outros estados. "Vai pagar quem tem imóveis com valores mais altos. Estamos falando de milionários, não estamos falando nem de pobre, nem de classe média. É uma ideia que vai dar muito mais equidade no pagamento desse imposto". Segundo Fiorilo, a expectativa é de arrecadar três bilhões de reais a mais com a aprovação do projeto.
Rodízio em São Paulo
Na manhã de hoje, o prefeito Bruno Covas anunciou novo rodízio de veículos na cidade de São Paulo. A deputada Janaina Paschoal (PSL) falou que está recebendo muitas mensagens com reclamações sobre a decisão do prefeito. "Num primeiro momento, fiquei revoltada junto com os que se queixaram. Depois, diante das ponderações, preciso avaliar com mais calma". Janaina Paschoal diz que entende as críticas, pois muitas pessoas vão precisar usar o transporte público para ir trabalhar, mas considera que a justificativa do prefeito é para evitar o lockdown e pediu que, quem pode ficar em casa, não saia. "Ainda não tenho convicção quanto ao rodízio, vou apurar melhor, assumo esse compromisso".
A deputada comentou que muitas pessoas têm perguntado a ela sobre os pedidos de impeachment do governador João Doria. "Não posso me manifestar. Se isso for adiante, serei uma das julgadoras. Aquele que julga não pode antecipar julgamento".
Finalizando sua participação na Tribuna Virtual, a deputada comentou que está preocupada com a aquisição de respiradores no Estado de São Paulo. "Vou analisar o contrato de compra para analisar tecnicamente e avaliar essa compra".
Professoras com coronavírus
Voltando à Tribuna Virtual, Carlos Giannazi comentou a morte de duas professoras da rede municipal de ensino. "Já apelamos ao prefeito para que retire os servidores da educação das escolas". A seguir, Giannazi leu a carta da diretora do CEU Adelaide Teresa Lopes Cimonari, professora Simone Aparecida Morgado, enviada à Diretoria Regional de Educação de Itaquera. Na carta, a diretora informa que testou positivo ao Covid-19 e seu marido está internado.
Veja um trecho da carta: "Como tantos outros colegas gestores, seguimos trabalhando em nossas unidades, nos expondo e expondo nossas famílias. Nosso CEU encontra-se em reforma, com muitos prestadores de serviço circulando. Minha maior preocupação, quando fui diagnosticada, foi preservar as colegas. Solicitei fechamento da unidade, o maior medo era a doença se alastrar. Hoje a unidade continua funcionando. As funcionárias se encontram amedrontadas. Não bastando, hoje três funcionárias me comunicaram que estão com sintomas".
Giannazi informou que vai levar essa carta ao Ministério Público e finalizou pedindo que o prefeito Bruno Covas tome providências quanto à situação dos professores da rede municipal de ensino.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Lei que obriga bancos a manter vigilantes em caixas eletrônicos é tratada na Tribuna Virtual
- Greve de professores é tema de discurso na Tribuna Virtual
- Propostas de autoria do governo e obras de transporte são destaques da Tribuna Virtual
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Parlamentares debatem projeto de lei sobre adoção durante Tribuna Virtual
- Educação e transporte foram os temas debatidos na Tribuna Virtual da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Na Tribunal Virtual, deputado fala sobre hospital de campanha metropolitano
- Programa Bolsa do Povo e situação dos hospitais no Estado são debatidos na Tribuna Virtual
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações