Sorocaba terá primeira escola cívico-militar

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
13/05/2020 15:08 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

O deputado anuncia nova cidade em vídeo publicado nas suas redes sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248911.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sorocaba deverá contar com a primeira escola cívico-militar do Estado, por meio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. O anúncio foi feito pelo deputado Tenente Coimbra (PSL) em suas redes sociais após o município de Campinas, que havia sido escolhido no ano passado para receber o programa, ser descartado.

A opção de não prosseguir com a cidade campineira aconteceu após o vereador Gustavo Petta (PCdoB) entrar com uma ação alegando que foram burlados alguns processos e o Ministério da Educação (MEC) descartar a inclusão do município. "O vereador fez uma alegação mentirosa, pois seguimos todos os passos indicados pelo MEC para que a escola fosse implementada. Fizemos diversas audiências e reuniões com as autoridades e a população local, na Câmara Municipal e na escola Odila Maia Rocha Brito, que receberia o programa", explica o Tenente Coimbra.

O processo fez com que o Ministério Público suspendesse as audiências e a votação para confirmar a escola escolhida. O parlamentar afirma que sua equipe foi até Campinas para conversar com o Corpo Jurídico da Prefeitura, na tentativa de derrubar a liminar, mas não obteve o apoio necessário. "Eles não demonstraram a força política necessária para darmos o prosseguimento no projeto e foram postergando qualquer ação", pontuou o deputado.


alesp