Parlamentar defende expansão de AME Psiquiatria a interior e litoral

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
08/09/2020 14:44 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Unidade do AME Psiquiatria na Vila Maria, na zona norte da capital paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Governo do Estado deveria expandir ao interior e litoral o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria, de acordo com proposta do deputado Edmir Chedid (DEM). Membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), o parlamentar disse que os serviços prestados pela unidade instalada na capital servem como parâmetro para a importância desse AME à comunidade.

Considerado uma referência em nível nacional, o atual modelo de assistência do AME Psiquiatria tem por intuito assistir os pacientes com transtornos mentais de moderado a grave, por meio de intervenções resolutivas da equipe multidisciplinar, fornecendo diagnóstico e tratamento adequado. "Por isso, entendo como primordial a expansão dessas atividades a todo o Estado de São Paulo", completou.

Edmir Chedid afirmou que os encaminhamentos para o AME Psiquiatria localizado na capital " Vila Maria, na zona norte " são realizados por ambulatórios, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "No interior e litoral não existe, na maioria dos casos, uma unidade de referência para o encaminhamento de pacientes com transtornos mentais. A ausência de uma unidade similar tem sido uma grande preocupação aos gestores municipais", garantiu.


alesp