Justiça Federal manda parar obras da barragem Duas Pontes, em Amparo
30/09/2020 13:28 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

A Justiça Federal, por meio da 1ª Vara Federal de Bragança Paulista, determinou a suspensão imediata das obras de construção da barragem Duas Pontes, no rio Camanducaia, na cidade de Amparo. A decisão revoga licença do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), réu da ação, acatando ação civil pública de autoria do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, baseada nos riscos e danos ambientais severos decorrentes da obra.
"Estamos todos muito satisfeitos com essa decisão da Justiça Federal, mesmo que temporária, que entendeu todos os riscos que essa obra oferece tanto ao meio ambiente quanto à população do entorno. Temos debatidos os riscos dessa obra e de outras, como a barragem em Pedreira, na Frente de Energia da Alesp, e a conclusão dos especialistas e dos movimentos populares é de que elas não se justificam enquanto soluções para a crise hídrica e ainda colocam vidas humanas, a fauna e a flora sob perigo constante", avalia a deputada Márcia Lia, vice-coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia, Barragens, Saneamento Básico e Recursos Hídricos, a Frente da Energia, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Além disso, a decisão determina à Cetesb a realização imediata e permanente de medidas para impedir a ocorrência ou o agravamento de potenciais danos ambientais oriundos da paralisação das obras, como, por exemplo, processos erosivos e interferência em corpos d"água decorrentes de movimentação de terra e fixa multa diária de 5 mil reais ao DAEE pelo descumprimento da decisão.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações