Empenho de mandato garante suspenção de reintegração de posse

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
08/10/2020 13:40 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg255880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia conseguiu mais uma vez suspender o processo de reintegração de posse do Acampamento Encontro das Águas, instalado em área pertencente ao Estado de São Paulo, dentro do Assentamento Monte Alegre 6, em Matão.

O juiz Ítalo Fernando Pontes de Camargo Ferro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Araraquara, decidiu suspender por tempo indefinido a ordem de reintegração de posse expedida, em concordância com petições da dra. Isabelle Barcha Lupino, da assessoria jurídica do mandato, que representa os acampados desde 2018, e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Ele reconheceu os riscos do despejo em meio à pandemia do coronavírus.

"Essa é uma grande vitória para as famílias do Acampamento Encontro das Águas. A decisão do juiz Ítalo Fernando é mais que acertada. É humana, é sensível. Quem nos dera os demais juízes que se depararam com processos de reintegração de posse durante a pandemia tivessem essa postura. Esse não é momento de desabrigar e desalojar ninguém. As ações de despejo violam direitos humanos básicos, mas essa ação teve um desfecho favorável aos acampados e nós estamos muito felizes por isso", comemorou a deputada Márcia Lia.

Em sua decisão, o juiz Ítalo Fernando Pontes de Camargo Ferro reconhece que o momento requer cautela e prudência e, tendo isso em vista, suspende o mandado de reintegração de posse, sem prazo definido para retomada do processo.


alesp