Diretor do IML de Sorocaba tenta impedir fiscalização por parlamentar

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
30/11/2020 12:53 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Agente Federal Danilo Balas

Compartilhar:

Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg258464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última quinta-feira (19/11), o deputado Agente Federal Danilo Balas (PSL) esteve no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba para uma visita ao órgão público, objetivando fiscalizar denúncias que chegaram ao seu conhecimento.

Logo na sua chegada, o parlamentar foi recebido por um servidor administrativo, uma vez que o diretor do Núcleo de Perícias Médicas (NPML) do IML de Sorocaba, Tufik Charabe, estava ausente. O funcionário fez contato com o diretor, que, por telefone, disse que o deputado não poderia entrar no IML.

O parlamentar avisou que estava no local para exercer uma de suas prerrogativas, que é a de fiscalizar órgãos que atendem ao público, e foi informado que Tufik mandara impedir o seu acesso e que chamaria a Polícia Militar em caso de insistência.

Com o acompanhamento de um servidor, o deputado prosseguiu com a vistoria do IML e constatou inúmeras irregularidades, entre elas, condições inadequadas de trabalho, falta de profissionais, vazamento de fluidos do necrotério que é localizado no andar superior do prédio, péssimas condições da geladeira de manutenção dos corpos, infiltrações em paredes e teto, fiação exposta, falta de iluminação na sala da necrópsia etc.

"Encaminhei a Indicação 3.843/2020 e ofícios ao governador João Doria e ao secretário de Segurança Pública para que sejam tomadas as devidas providências com a máxima urgência", declarou Balas.


alesp