Comissão aprova projeto que amplia o campo de atuação de Organizações Sociais











Em reunião nesta terça-feira (8/12), a Comissão de Educação e Cultura aprovou o Projeto de Lei Complementar 45/2019, que amplia as áreas de atuação das Organizações Sociais no Estado de São Paulo, ao autorizar sua presença também nas áreas de ensino e pesquisa. O encontro, realizado em ambiente virtual, foi presidido pela deputada Professora Bebel (PT).
O deputado Carlos Giannazi (PSOL), relator do PLC, apresentou um parecer contrário ao projeto. E declarou, dirigindo-se ao deputado Daniel José (NOVO), que sua preocupação é "que o projeto de vossa excelência abra a porta para a privatização do ensino".
A deputada Professora Bebel endossou as ponderações feitas pelo relator e disse "não concordo com o projeto. Em minha visão é papel do Estado ter políticas públicas voltadas a educação".
O parecer do relator, no entanto, foi reprovado pelos membros da comissão e o projeto foi aprovado pelo grupo.
O autor da proposição, deputado Daniel José argumentou que a Constituição Federal permite que essas entidades trabalhem em ensino e pesquisa e disse: "Não é uma grande inovação que não exista em nenhum lugar, bastando que se adaptem às constituições estadual a federal para atuarem".
Os parlamentares aprovaram também o Projeto de Lei 654/2019, que obriga as escolas públicas do ensino fundamental e médio do Estado a criarem campanhas publicitárias permanentes de valorização e respeito ao trabalho do professor e o Projeto de Lei 724/2019, que estabelece mecanismos de controle social e garantia de transparência para os investimentos em infraestrutura na rede estadual de ensino.
No próximo encontro, previsto para acontecer às 14h do dia 18 deste mês, os deputados deverão receber o Secretário da Cultura e Economia Criativa para prestação de contas da sua gestão à frente da pasta.
Além dos já citados, também participaram da reunião os deputados Bruno Ganem, Mauro Bragato, Roberto Engler e Tenente Nascimento.
Notícias relacionadas
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro com o secretário de Educação do Estado
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura se reúne para analisar projetos de lei e requerimentos
- Secretário da Educação apresenta novo plano de carreira dos profissionais do Estado a parlamentares da Alesp
- Comissão da Alesp dá aval a projeto que implanta educação financeira nas escolas do Estado
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para votar proposituras
- Comissão de Educação e Cultura dá aval a projeto de lei que altera composição de conselho estadual
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para debater e votar proposituras
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações