Novo projeto obriga realização anual de espirometria em bombeiros da PM

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
04/03/2021 14:48 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Coronel Nishikawa

Compartilhar:

Coronel Nishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira (3/3), foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Projeto de Lei nº 1074/2019, de autoria do deputado Coronel Nishikawa (PSL).

A proposta visa tornar obrigatória a realização anual do exame de espirometria para os policiais integrantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a fim de prevenir Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC.

O exame de espirometria só poderá ser efetuado por pessoas habilitadas ao exercício da medicina e deverá ser realizado no Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou nos hospitais estaduais, com vagas e agendamentos realizados pelo governo do estado.

O checkup de saúde é uma necessidade de todo bombeiro, principalmente, pela natureza do seu trabalho. Um exemplo é quando esse profissional chega a um prédio em chamas, e pode inalar uma grande quantidade de fumaça e de componentes químicos que podem estar presentes em micropartículas suspensas no ar. Embora seja obrigatório o uso do equipamento de respiração, em algumas situações o bombeiro pode optar por tirá-lo, principalmente quando precisam vasculhar escombros e verificar possíveis vazamentos de gases.

Dessa forma, muitos bombeiros acabam desenvolvendo a doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, que é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela inalação de fumaça e componentes químicos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.


alesp