No retorno da Tribuna Virtual, deputados homenageiam mulheres pelo 8 de março

Situação do HC de Bauru e atuação policial em aglomerações também são tema
08/03/2021 15:00 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Reprodução Tv Alesp

Compartilhar:

Tribuna Virtual na Rede Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262263.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual na Rede Alesp	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir desta segunda-feira (8/3), as sessões presenciais da Alesp estão suspensas devido ao recrudescimento da pandemia. No lugar do Pequeno Expediente e do Grande Expediente, quando os deputados podem abordar temas livres na tribuna do Plenário Juscelino Kubitschek, a Alesp está realizando a Tribuna Virtual.

O primeiro orador a falar na Tribuna Virtual desta segunda-feira foi o deputado Carlos Giannazi (PSOL), a respeito do Dia Internacional da Mulher. "É um dia de luta pela emancipação das mulheres, luta contra o machismo, o feminicídio, o patriarcado, contra a opressão imposta às mulheres do mundo todo. Mas há luta, há resistência e as mulheres estão avançando na emancipação econômica, psicológica, sexual, emocional, social, política, cultural".

Giannazi também se manifestou contrariamente à manutenção das escolas abertas. "Entramos nas sessões virtuais para que haja proteção dos deputados em relação à contaminação do coronavírus, mas as escolas do Estado de São Paulo continuam todas abertas. Proteger deputado pode, no entanto, as escolas estão todas abertas". O parlamentar citou que há mais de dois mil profissionais da educação contaminados.

A comemoração do Dia da Mulher também foi citada pela deputada Janaina Paschoal (PSL). "Embora a existência de um Dia Internacional da Mulher ainda seja um sinal de que há muito a avançar, não custa nada aproveitar para mandar um carinho a todas as mulheres que estão se dedicando, trabalhando, estudando, para ocupar todos os espaços. Somos capazes de ocupar todos os espaços".

Em seguida, Janaina criticou o Decreto 65.540/21, que permite os policiais a dispersar aglomerações. "Estão deslocando dezenas de carros das polícias para chegar a estabelecimentos onde não há drogas nem notícia de violência, e sim pessoas fazendo comemorações, a maioria sem máscara. Não precisamos desse aparato policial todo para encerrar uma aglomeração".

A atuação de um grupo de deputados intitulado Parlamentares em Defesa do Orçamento (PDO) foi abordada pelo deputado Coronel Telhada (PP). "Eu e o Sargento Neri, líder do PDO, estivemos fiscalizando o Hospital das Clínicas de Bauru. O hospital está totalmente pronto para uso, com 180 vagas disponíveis para atendimento da população de Bauru. Foi inaugurado há dez anos, mas até agora não está em funcionamento". Segundo Telhada, das 180 vagas do hospital, 20 são de UTI e nove de semi-UTI.

Citando o Dia Internacional da Mulher, o deputado Adalberto Freitas (PSL) comentou eventos realizados. "No dia 19 de setembro de 2020, realizamos o primeiro encontro do Projeto Mulheres de Hoje. No próximo dia 11, faremos uma live sobre a violência contra a mulher e, no dia 18, sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho".

alesp