Norma que busca incentivar o turismo de bicicleta no Oeste do Estado é sancionada


08/03/2021 17:14 | Agora é lei | Leonardo Ferreira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa - Fonte: Freepik<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262239.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aprovada pelo Parlamento paulista no mês de fevereiro, entrou em vigor a medida que institui a Ciclorrota Costa Oeste. A iniciativa é de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB) e foi sancionada na última sexta-feira (5/3) pelo governador João Doria.

O objetivo da Lei 17.332/2021 é estimular o turismo de bicicleta e promover o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas, tendo em vista que é um meio de transporte que não emite gases poluentes. Além disso, esse modal traz benefícios à saúde física e mental da população, e ao comerciante regional que passa a contar com potenciais clientes.

Circuitos de Cicloturismo são roteiros de viagem, oficialmente instalados, que oferecem suporte, informações e serviços aos viajantes. Durante essa modalidade turística, a regionalidade também é explorada, já que as pessoas realizam paradas para se alimentar e conhecer a cultura local.

Autor da proposta, o deputado Mauro Bragato exalta a beleza da Região Oeste do Estado. "É possível apreciar todo tipo de diversidade natural que se possa imaginar, rios, lagos, campos", e destaca o potencial de renda gerada pelo cicloturismo, dizendo que "só na Alemanha, cerca de 21 milhões de pessoas praticam essa atividade, girando em torno de 5 bilhões de Euros por ano".

O deputado Major Mecca (PSL) declarou apoiar medidas que, como essa, "fomentem o turismo, o bem-estar e a saúde física e mental da população paulista".

Com a entrada em vigor da Lei 17.332/2021, mais de cem municípios do Estado que formam o percurso da Ciclorrota Costa Oeste devem ser impactados pela medida.


alesp