Alesp inaugura bicicletário e apresenta novas obras de modernização do Palácio 9 de Julho
12/03/2021 17:18 | Inaugurações | Luiz Rheda e Barbara Moreira - Foto: Agência Alesp





















A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (12/3), o novo bicicletário no Palácio 9 de Julho. A solenidade contou com a participação do presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, e dos 1° e 2° secretário, deputados Enio Tatto e Milton Leite Filho, respectivamente.
A ideia de instalar o equipamento no edifício que abriga o Legislativo estadual surgiu para estimular os funcionários a utilizarem o meio de transporte alternativo. Com a inauguração, o bicicletário se soma a outras obras entregues pela atual gestão da Assembleia para modernizar a estrutura do Palácio 9 de Julho.
O novo espaço, que tem entrada pela Rua Abílio Soares, próximo ao estacionamento dos deputados, possui vagas para até 52 bicicletas, carregadores para patinetes elétricos e ferramentas para manutenção das bicicletas.
De acordo com o projeto, o local, que conta com armários, vestiário, lixeiras, banheiros, câmeras de vigilância, piso antiderrapante e painel solar, poderá ser usado por funcionários da Alesp, deputados e visitantes que passam pela região, como os frequentadores do Parque Ibirapuera.
Para o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, "a construção de um bicicletário no Palácio 9 de Julho foi um investimento importante porque muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte alternativo, fazendo com que a Assembleia precise ter um espaço assim para atender as pessoas que visitam o Palácio 9 de Julho para utilizar algum serviço que funciona no local, como o Poupatempo".
Presente na inauguração, o 1° secretário da Assembleia, deputado Enio Tatto, apoiador da construção do bicicletário no Palácio 9 de Julho, disse que "esse é bicicletário modelo, devido sua estrutura completa. Defender iniciativas como essa, que incentivem os novos modais de transporte, é muito importante e a gente tem que dar condições para que as pessoas possam usar as bicicletas".
Almoxarifado Central
Em seguida, os membros da Mesa Diretora acompanharam a apresentação do projeto de implantação do Almoxarifado Central da Assembleia. As obras vão mais do que dobrar o espaço onde a estrutura ficará localizada. O local de armazenamento que hoje tem 400 metros quadrados será expandido em cerca de 500 metros quadrados.
O espaço vai armazenar mais de 450 tipos de bens de consumo utilizados no Parlamento e aproximadamente 200 bens permanentes, tudo isso de maneira organizada de acordo com a classificação do produto.
A futura unidade vai ainda unificar e racionalizar o planejamento, compra, manejo, estoque e regulação de bens de consumo, além de aperfeiçoar o cadastro, controle e manutenção dos bens móveis da Casa, o que significa maior controle e consequentemente redução dos custos.
Para o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, centralizar o processo de compra é importante para a distribuição de materiais do Poder Legislativo. "Nos últimos anos construímos um projeto muito bem estruturado, integrado com o sistema de compra, para poder garantir que a distribuição de cada um dos itens distribuídos dentro da Assembleia, e que são comprados com dinheiro público, seja feita da melhor maneira possível, com transparência e controle total do que é utilizado na Casa", afirmou.
A expectativa é que o almoxarifado, localizado no subsolo do prédio, melhore e aperfeiçoe os serviços de controle da Assembleia a partir da integração das plataformas Alesp Sem Papel, que é um sistema de processo digitais, e o Alesp Moderna, programa de gestão financeira e contábil que será utilizado pela administração da Casa. Tudo isso deve otimizar o fluxo de informações, como a disponibilidade de produtos em estoque e quantidade de itens consumidos por unidade administrativa, impedindo a falta de abastecimento, desperdício e repasse de dados imprecisos.
Placas
Na ocasião, os parlamentares inauguraram ainda as placas feitas de mármore com o nome dos deputados integrantes das 18° e 19° legislaturas, que ficarão expostas no Hall Monumental do prédio administrativo da Assembleia e na entrada de deputados do prédio anexo, que abriga os gabinetes parlamentares.
Atualmente, o Palácio 9 de Julho abriga diversas placas decorativas com o nome de deputados de outras legislaturas, que foram inauguradas por ocasião da celebração de datas especiais para o Estado de São Paulo e para o Legislativo paulista, como a comemoração dos 20 anos da Constituição do Estado, do sesquicentenário da Assembleia Legislativa Provincial e da inauguração do Salão Nobre 23 de Maio.
Visitas
Durante a tarde, os membros da Mesa Diretora da Alesp também conferiram outras obras em andamento no Palácio 9 de Julho, em espaços da área administrativas do prédio, como a sala T54, que está sendo adequada e modernizada para obrigar o expediente da Presidência, e a sala M34, que será ocupada pela liderança do governo.
O 1º secretário, deputado Enio Tatto, explicou que todas as obras de melhoria do prédio foram feitas baseadas na modernização e redução de custo. "Por meio da tecnologia foi possível dar melhores condições de trabalho para servidores e deputados, diminuir os gastos, aumentar a transparência e tornar a gestão mais eficiente.
Ao fazer um balanço dos projetos executados pela atual gestão da Assembleia, o 2º secretário da Casa, deputado Milton Leite Filho, disse que "independentemente dos casos de saúde, como a Covid-19 que assolou todas as famílias brasileiras, devolvemos dinheiro aos cofres públicos e melhoramos a Assembleia como nunca havia sido feito. Tudo isso de uma maneira rápida".
As obras de ambas as salas já foram iniciadas e devem ser inauguradas nos próximos meses.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações