Governador veta projeto que incentiva doação de sangue no Estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/03/2021 10:01 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Agente Federal Danilo Balas

Compartilhar:

Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi publicado na quarta-feira 10/3 o veto total do governador João Doria ao Projeto de Lei (PL) 735/2019, de autoria do deputado Agente Federal Danilo Balas, que tem por finalidade incentivar a doação de sangue no Estado. A iniciativa, aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa e também no Plenário da Casa, por todos os deputados, determina a criação do Cadastro Estadual de Sangue e assegura aos doadores regulares o pagamento de meia-entrada, em todos os locais públicos de cultura, esporte, e lazer. O PL assegura também atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, como supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas.

Nos diversos fundamentos da justificativa do veto, o governador alega ser o projeto totalmente inconstitucional, pois trata de competência exclusiva do chefe do Poder Executivo Estadual. Porém, segundo Danilo Balas, o projeto passou pela deliberação da comissão mais importante da Casa, como também pela aprovação no Plenário da Alesp, com concordância de todos os deputados. Agora, o veto voltará à Assembleia Legislativa para ser apreciado.

A falta de estoque de sangue, principalmente neste período de pandemia, está sempre em posição crítica e essa carência em hospitais pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. O objetivo dessa iniciativa é proporcionar um benefício que incentive o doador a criar o hábito de doar sangue com regularidade", afirmou o deputado.

alesp