Piracicaba se torna polo de região metropolitana

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/03/2021 10:07 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Roberto Morais

Compartilhar:

Piracicaba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, anunciou nesta segunda-feira (15/3) a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. A criação já era solicitada pelo deputado Roberto Morais (Cidadania) desde o ano de 2014 por meio de projeto de Lei. O processo deve passar ainda por algumas etapas, como a realização de audiência pública, que deve acontecer até o final de abril, consulta aos municípios e a criação do conselho de participação.

Roberto Morais comemora a conquista que vai trazer muitos benefícios para a região. "A Região Metropolitana de Piracicaba vai contar com 25 cidades integrantes, 23 que já fazem parte do Aglomerado (Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro) e outras duas que solicitaram a integração ao grupo (Pirassununga e Santa Cruz da Conceição) por se sentirem mais interligados à Piracicaba do que a outras Regiões. Juntos, esses municípios somam cerca de 1,5 milhão de habitantes (3,25% da população paulista).

Com a criação, a região terá uma governança mais organizada com acompanhamento direto por uma agência que faz a gestão de câmaras técnicas, passa a ter interação regional mais forte, trabalhando em conjunto. "Um dos pontos fortes da iniciativa é o planejamento organizado da região, com estudos sobre onde chegar nos próximos 5, 10 e 15 anos. É criado um fundo com recursos dos municípios e do estado, podendo captar até investimentos do governo federal para projetos de interesse regional" destaca Vinholi.

alesp