Tribuna Virtual debate questões sobre a alimentação


25/03/2021 16:00 | Tribuna | Mauricia Figueira- Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Alex de Madureira na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi  na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi  na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Questões ligadas à alimentação foram os principais temas abordados pelos deputados durante a Tribuna Virtual realizada nesta quinta-feira (25/3) pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre os pontos, destacaram-se a doação de alimentos para a cidade de Aparecida, o descarte de merenda nas escolas e a implantação do programa Bom Prato em Piracicaba.

A primeira oradora foi a deputada Leticia Aguiar (PSL). Segundo a parlamentar, 70% da população da cidade de Aparecida está desempregada. A cidade, localizada no Vale do Paraíba, é conhecida pelo turismo religioso, setor afetado pela pandemia causada pelo coronavírus.

"Para se ter uma ideia, em 2019, a cidade recebeu em torno de 12 milhões de romeiros. Isso gera comércio, emprego e renda para o município que impulsiona o turismo religioso no Brasil", disse Letícia Aguiar.

A deputada mencionou a campanha Amor em Forma de Alimento, organizada juntamente com os Vicentinos da região. "Arrecadamos 500 litros de leite para levar às famílias em situação de vulnerabilidade. Um parceiro de São José dos Campos doou mais 500 litros de leite e 500 litros de iogurte", afirmou Letícia. "O Ceagesp levou quase 300 toneladas de alimentos, entregues hoje", completou.

Merenda escolar

Em seguida, a deputada Janaina Paschoal (PSL) afirmou que recebeu denúncia de que uma escola estadual estaria jogando fora merenda excedente. "Faço um apelo para que não se jogue comida fora. É necessário que a Secretaria de Educação baixe uma normativa para que não haja desperdício de merenda. Não podemos conceber que neste país se jogue comida no lixo", disse.

A deputada Professora Bebel (PT) confirmou que há desperdícios. Porém, ressaltou que os diretores de escola não podem tomar posição diversa da norma regulamentando a questão. "Temos de verificar o que podemos fazer como parlamentares", disse.

Bebel também observou que a merenda escolar é, muitas vezes, o principal alimento dos estudantes. "Muitos alunos não têm educação alimentar. Eles comem o que podem. Por isso as escolas são uma referência", afirmou.

Bom Prato

Por fim, o deputado Alex de Madureira (PSD) informou que cadastrou a cidade de Piracicaba para receber um restaurante do programa Bom Prato, do governo estadual. "O município nunca havia sido cadastrado para solicitar Bom Prato", disse ele.

Madureira falou também do aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade no município. "No ano passado tínhamos, em março, 8.200 famílias que recebiam menos de meio salário mínimo de renda mensal no cadastro único do governo federal. Hoje temos mais de 22 mil famílias cadastradas."

alesp