Fake news: aprovação de projeto completa um ano

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
26/03/2021 09:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A aprovação do Projeto de Lei 538/2018, que prevê punição administrativa para quem divulgar ou compartilhar notícias falsas (fake news), completou um ano na quinta-feira (11/3). A iniciativa, elaborada pelo deputado Edmir Chedid (DEM), no entanto, foi vetada pelo governo estadual.

A matéria tramitou em regime de urgência no Poder Legislativo devido a gravidade da divulgação e do compartilhamento de notícias falsas no Estado. "Muitos, infelizmente, adotaram essa prática para simplesmente prejudicar outras pessoas e até empresas. Não podemos aceitar que esse ato criminoso continue no Estado de São Paulo", declarou o parlamentar.

Edmir Chedid explicou que, de acordo com o projeto de lei, ficará proibido em nível estadual a divulgação e o compartilhamento de notícias ou de informações comprovadamente falsas ou incompletas que resultem na alteração, no corrompimento ou na distorção da verdade. "Esta seria uma forma prática de, pelo menos, coibir a prática no Estado", disse.

Após o veto pelo governo estadual, o projeto de lei voltou à Assembleia Legislativa. Desde agosto do ano passado, está pronto para a Ordem do Dia - votação final em Plenário. "Na prática, significa que o Poder Legislativo poderá votar a fim de derrubar a decisão do governo. Por isso, tenho defendido aos parlamentares a importância do projeto", concluiu.

alesp