Projeto denomina prédio na USP-Leste com nome de líder religioso e social

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
15/04/2021 09:27 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Prédio da EACH/USP que poderá receber o nome de "Padre Ticão"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264825.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Enio Tatto (PT) apresentou o Projeto de Lei (PL) 235/2021, que denomina de "Padre Antônio Luiz Marchioni, o Padre Ticão", falecido aos 68 anos de idade em janeiro desse ano, o prédio do Ciclo Básico da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Enio Tatto justifica a denominação argumentando que Padre Ticão era líder religioso e social na Zona Leste de São Paulo, onde foi pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, desde meados da década de 1980, dedicando 48 anos de sua trajetória ao sacerdócio.

"Sua vida foi marcada por reivindicações e apoio aos movimentos sociais por moradia, construção de conjuntos habitacionais, e assistência às pessoas carentes e vulneráveis", comenta Tatto. "Sua atuação e preocupação sempre estiveram pautadas na redução das desigualdades sociais, melhoria da saúde e educação para o povo", acrescenta.

O deputado lembra que os amigos, que participaram com ele das lutas, destacaram a coragem e determinação para concretizar suas bandeiras e causas, lutando por direitos humanos e inclusão social em áreas carentes da região.

"Dentre suas ações estavam as conquistas do Hospital de Ermelino Matarazzo, unidades básicas de saúde, Escola da Cidadania, e a criação da USP Leste e da UNIFESP Leste, além de centros comunitários, do Centro de Convivência para Melhor Idade, do Centro de recuperação de Crianças Deficientes e do Parque Dom Paulo Evaristo Arns, entre outros", destaca Enio Tatto.

alesp