Na Tribuna Virtual, deputado fala sobre o Dia do Índio e do Exército Brasileiro

Outro parlamentar também abordou a CPI da Pandemia no Senado Federal
19/04/2021 17:59 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Adalberto Freitas na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas na Tribuna Virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia do Índio e o Dia do Exército Brasileiro foram lembrados na Tribunal Virtual realizada nesta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Outro assunto abordado pelos parlamentares foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta pelo Senado Federal para apurar atos do governo federal relacionados à pandemia.

Sobre o Dia do Exército Brasileiro, o deputado Adalberto Freitas (PSL) falou sobre a data. "Essa data homenageia a força e presença do Exército brasileiro como entidade de proteção do território e da nação brasileira. O dia é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco". A batalha é considerada pelos historiadores como parte do fim das invasões holandesas no Brasil.

Descendente de indígenas, o deputado também destacou a comemoração do Dia do Índio. "A data tem como objetivo mostrar à população brasileira o quanto o povo indígena contribuiu para sua formação", disse Freitas. "A luta dos povos indígenas é pela preservação de sua cultura e de sua terra com princípios básicos. É fundamental que eles tenham garantia de seus direitos básicos de moradia, saúde, educação, já que a preservação da sua cultura não implica perpetuação da pobreza", afirmou.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a CPI da Pandemia, que se encontra em fase inicial de instauração no Senado Federal. A comissão vai apurar as ações do governo federal relacionadas ao combate da pandemia no país. "É a CPI da pandemia, a CPI do extermínio em massa de brasileiros, a CPI do genocídio. Temos uma matança por conta da omissão e da ação do governo federal, que tem de ser investigado e punido. E não é só CPI. Queremos CPI, impeachment e cadeia", falou Giannazi.

O deputado Carlos Giannazi também comentou sobre o Projeto de Lei 5.595/2020, em tramitação no Congresso Nacional, e sobre o Decreto 65.597/2021, do Estado de São Paulo. As duas propostas, que transformam educação em atividade essencial, são vistas como negativas por Giannazi. "Eles querem na verdade reabrir as escolas a qualquer custo, em qualquer fase, em qualquer situação, colocando em risco a vida e a saúde de toda a comunidade escolar", disse. "Em segundo lugar, afronta o direito de greve dos profissionais da educação, uma das poucas categorias que faz greve, manifestação, que luta pela educação", completou.

Confira na íntegra a Tribuna Virtual:

alesp