Opinião - O momento não é para radicalismo
22/04/2021 10:17 | Atividade Parlamentar | *Alex de Madureira

O momento não é para radicalismo. Um ano de mudanças. Um ano de adaptações. Um ano enfrentando o desconhecido. A pandemia do Coronavírus vem assolando o planeta e, se a vida já não andava muito fácil, parece que tudo ficou um pouco mais complicado.
A sociedade vive o desmantelamento das relações sociais que já estavam desgastadas, aflorando os já exaltados ânimos das pessoas. As posições extremistas chegam a comprometer o aparecimento de soluções eficientes para a contenção da Covid-19. Estamos diante de uma questão complexa. Tenho certeza de que se todos estivessem na mesma mesa, em sintonia, debatendo ideias e buscando soluções, os caminhos se desenhariam com maior facilidade. Parece que todo mundo, em todas as situações, está agindo no limite da radicalidade.
O agravamento do extremismo entre as diversas camadas sociais, e, para piorar, concentrada em dois lados contrários que se tratam como inimigos, coloca em risco muitos avanços. A polarização não colabora com a construção de um debate saudável de ideias, de opiniões, de sugestões. É nas ocasiões de grandes dificuldades que deveríamos manter o espírito colaborativo. Infelizmente, não é o que vem acontecendo no Brasil. Essa síndrome é um exemplo de como as variáveis humanas são diversas e como a necessidade de sermos resilientes nos diz respeito agora nas relações com nossos pares e com todos aqueles que nos cercam.
Bem como os sintomas de Covid-19 que são altamente mutáveis, variando de um quadro estável para altos riscos de morte, essa doença abre diversas possibilidades para planejarmos estratégias de ações de combate, refletirmos sobre alternativas e corrigir os rumos enquanto ainda há tempo. Por que isso ainda não está ocorrendo? Entendo que não há convergência onde existe algum extremismo. A intolerância contribui para aumentar as divergências. Portanto, esse é o momento em que devemos discutir soluções de forma saudável, preferencialmente inovadoras e comprometidas com as principais questões sociais ligadas ao respeito aos cidadãos, principalmente, aos mais carentes e afetados por essa situação mundial.
Discordar é saudável, bem como debater e tentar apresentar nossas ideias e posições, mas não podemos não respeitar a posição dos outros, mesmo não concordando com o pensamento contrário.
De tudo o que venho acompanhando, parece que o assunto não está sendo tratado da maneira mais serena como deveria. O momento atual é complexo e há muito a se fazer. Temos um senso de urgência que compete com o individualismo, impedindo um olhar sensato. Sem contar a infinidade de desinformação que prejudica demais o andamento dessa situação já complexa. Não é possível ignorar a dimensão de um problema tão grave e que afeta diretamente a vida de todas as pessoas de forma brutal, abruta e repentina.
Devemos - e precisamos urgentemente - criar alternativas à polarização. As vicissitudes que fogem às apresentadas acabam sendo invalidadas e isso já vimos que não tem funcionado. Precisamos gerar consenso entre todas as partes. Só assim caminharemos em direção a soluções. Para que isso aconteça o grande desafio hoje é conviver harmoniosamente e respeitando a posição dos outros indivíduos.
Não quero dizer que temos que pensar igual e nem aceitar esses posicionamentos, mas temos a obrigação de respeitar. As questões e posturas político-sociais são elementos formadores da sociedade e que devem ser considerados no contexto pandêmico no qual vivemos. Onde houver exagero e radicalismo, com certeza, as oportunidades de sucesso serão menores. Vamos nos unir para pensar comunitariamente, olhar o próximo e entender o que é possível para somar nessa luta pela vida.
*Alex de Madureira é deputado estadual pelo PSD e representa a região de Piracicaba na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias relacionadas
- Deputado vai ao Congresso Nacional para falar com deputados sobre o SUS
- Deputado defende ao governo mais investimentos para Salesópolis
- Lar de idosos em São Caetano do Sul recebe carro com emenda parlamentar indicada por deputado
- Parlamentar libera recursos à prefeitura de Amparo
- Casa Tra Noi recebe recurso proveniente de emenda da deputada Márcia Lia
- Prefeitura de Paulo de Faria recebe emenda de deputada
- Deputada entrega suplementos alimentares aos Voluntários do Câncer de Franca
- Deputado conquista apoio para a 20ª edição do Japan Fest
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações