Estado de São Paulo celebra Semana de Incentivo à Leitura

Assembleia Legislativa tem proposituras em andamento sobre incentivo à leitura
22/04/2021 17:11 | Comemoração | Leonardo Ferreira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa - fonte: freepik<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia Mundial do Livro, comemorado nesta sexta-feira (23/4), também marca a Semana Estadual de Incentivo à Leitura no Estado de São Paulo, instituída no calendário oficial desde 2014 por meio da lei 15.360/2014, de autoria do deputado Roberto Morais (Cidadania).

Ao criar a proposta, o parlamentar exaltou a possibilidade de, por meio de ações simples e de baixo custo, incentivar a leitura no Estado. Ele destaca a importância do hábito da leitura no "desenvolvimento intelectual de nossas crianças e jovens."

Para ele, a leitura, além de expandir os horizontes, culturais e profissionais, "é indispensável para que o indivíduo participe de forma efetiva da sociedade e exerça plenamente sua cidadania."

Além da norma já instituída no calendário, tramitam no Legislativo Paulista outras ações que visam incentivar e popularizar ainda mais a leitura entre os cidadãos do Estado.

De autoria da deputada Professora Bebel (PT), o Projeto de Lei 348/2020 pretende instituir o Projeto de Estímulo à Leitura para os estudantes das escolas públicas durante o período coberto pelo decreto de calamidade pública. Segundo a parlamentar, o objetivo da medida é garantir a democratização do acesso ao livro e valorizar a leitura.

Ela também ressalta a importância da leitura, no ambiente escolar, no aspecto social e intelectual. "[A leitura] estimula a troca de experiências, a pesquisa, o debate e a busca por soluções dos problemas enfrentados na escola, no bairro, na cidade, no país e no mundo. Ao mesmo tempo, aproxima pais, estudantes e professores, estreita relações e amplia horizontes", afirma.

No momento, a proposta se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com parecer favorável da relatora Marina Helou (Rede). Se aprovada por esta e pelas outras comissões, a medida poderá ser levada a votação em Plenário.

Para incentivar a leitura no processo de recuperação de pessoas hospitalizadas, o deputado Castello Branco (PSL) propõe a criação da politica estadual "Mais Leitura, Mais Saúde" nos hospitais públicos.

A iniciativa pretende inserir dentro dos hospitais espaços para leitura e acomodação de obras e exemplares. Para disponibilizar livros nos locais, serão realizadas campanhas periódicas de doação.

Ao justificar a medida, o autor destaca os benefícios proporcionados pela leitura no processo de recuperação da saúde dos pacientes que, segundo ele, "podem ser percebidos nos momentos de motivação, interação e trocas de experiências de leitura, que despertam a esperança, provocam risos, emoções e ativam o intelecto."

alesp