Sob pandemia e sem shows comemorativos, Dia do Trabalho ganha reflexão de trabalhadores
30/04/2021 18:16 | Celebração | Maurícia Figueira

Habitualmente comemorado com shows e grandes eventos, o Dia do Trabalho, celebrado neste sábado, 1º de maio, deverá evitar aglomerações por conta da pandemia da Covid-19. Por outro lado, aumentará a reflexão entre os trabalhadores em razão da situação atual.
O número estimado de desempregados no Brasil é de 14,4 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o maior contingente desde 2012, quando se iniciou a série história da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
Nessa condição, muitos desempregados partem atividades informais na tentativa de obter alguma renda para sobreviver. O mesmo IBGE, por exemplo, estimou em 2019 que 4 milhões de brasileiros trabalhavam por intermédio de aplicativos, como motoristas e entregadores.
Já o Instituto Locomotiva estimou que 13% da população adulta usava aplicativos para trabalhar em fevereiro de 2020. O número teria aumentado para 20% em 2021, segundo o instituto, o que equivale a cerca de 32 milhões de pessoas.
A atividade está em franca expansão em razão das medidas de restrição impostas pela pandemia causada pelo coronavírus. Mas a remuneração dos entregadores diminuiu, mesmo com aumento da quantidade de horas de trabalho, segundo estudo da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir).
Não há contratos de trabalho nos apps, mas sim um termo de uso. Sem vínculos empregatícios, as novas relações de trabalho têm aspectos negativos e positivos. Se por um lado há autonomia para escolher o horário de trabalho, por outro os trabalhadores não têm garantidos antigos direitos como férias, décimo-terceiro e licenças médicas.
Cabe ao entregador, por exemplo, comprar sua bicicleta ou moto, definir a jornada de trabalho. São comuns relatos de entregadores que trabalham 18 a 20 horas por dia, todos os dias. A renda depende das horas trabalhadas e também da disponibilização de trabalho feita por algoritmos dos aplicativos.
"Estamos vivendo um momento de retirada de direitos trabalhistas, previdenciários e sociais, a precarização do trabalho, um ataque frontal do poder econômico, do capital, em cima da mão de obra e da força de trabalho. Há uma tentativa do poder econômico em rebaixar o valor do trabalho e dos trabalhadores", disse o deputado Carlos Giannazi (PSOL).
"Os trabalhadores estão em luta hoje no Brasil para reverter esse triste quadro de precarização, de uberização do trabalho. O 1º de maio é um dia de resistência e de luta", completou o parlamentar.
História
O Dia do Trabalho nem sempre foi motivo de festa. No início do século 20, a data era chamada de Dia do Trabalhador e era marcada por manifestações operárias e reivindicações das categorias. No fim do século 19, quando não havia limitações para horas de trabalho e eram comuns jornadas de mais de 12 horas por dia, sem descanso remunerado nem férias, a bandeira de redução da jornada para oito horas diárias foi defendida pelos trabalhadores.
"No fatídico 1º de maio de 1886, os trabalhadores, em Chicago, fizeram a primeira greve com a proposta de reduzir a carga horária de trabalho de 13 horas para oito horas", disse o deputado Luiz Fernando (PT).
Nos primeiros de maio seguintes havia greve e manifestações. Nada de show, nem feriado. O primeiro registro de comemoração da data é do ano de 1892, quando a ideia era ser um dia de luta. Em 1925, o dia foi oficializado no Brasil e, anos mais tarde, Getúlio Vargas adotou o nome de Dia do Trabalho.
No dia 1º de maio de 1943, Vargas assinou decreto garantindo salário-mínimo e duração da jornada de trabalho. Segundo o historiador Claudio Bertolli Filho, em entrevista concedida à BBC, o protagonismo deixou de ser o trabalhador, e com ele as exigências por direitos, para ser dia do trabalho. O dia de luta foi virando dia de festa.
"Este primeiro de maio é um dia de muita reflexão, sobretudo porque direitos conquistados ao longo de séculos, décadas, vêm sendo tirados", afirmou o deputado Luiz Fernando.
Notícias relacionadas
- Fundada em 1835, Assembleia completa 190 anos em 2025
- FestAlesp reúne centenas de colaboradores para celebrar mais um ano de conquistas
- Com apresentações de diferentes estilos musicais, 'Semana de Talentos' da Alesp chega ao fim
- "Mais que luta, uma filosofia": livro dos Grandes Mestres das artes marciais é lançado na Alesp
- Na Alesp, Prêmio Jovens do Axé homenageia trabalhos de combate ao racismo religioso
- 12° aniversário da Acaapesp é comemorado na Alesp
- Semana de Tiradentes lembra luta pela independência do país
- Dia estadual marca luta pela reforma agrária e combate à violência no campo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações