Parlamentares votam isenção de ICMS para compra de insumos por instituições da saúde
17/05/2021 18:23 | Projetos de Decreto Legislativo | Karina Freitas

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vota nesta terça-feira, dia 18 de maio, a partir das 10h, os Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) 45/2021 e 46/2021, de autoria da Mesa Diretora, que autorizam a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para compra de insumos destinados a hospitais públicos, entidades beneficentes e fundações privadas que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde).
O PDL 45/2021 refenda a isenção do imposto na aquisição de medicamentos, fármacos, insumos e equipamentos destinados a clínicas que prestam serviços de hemodiálise ao SUS. Segundo o ofício encaminhado pelo Executivo ao Legislativo, a clínicas ficarão isentas, totalmente ou parcialmente, de acordo com o percentual de atendimentos de pacientes pelo SUS. A apuração será feita baseada nos números referentes ao ano de 2020.
A Secretaria de Estado da Saúde será a responsável por enviar à Secretaria da Fazenda e Planejamento a relação das clínicas que prestam esses serviços.
Já o PDL 46/2021, também concorda com isenção do ICMS para os mesmos itens, mas agora voltados a entidades beneficentes e assistenciais hospitalares, como as Santas Casas, e fundações privadas de apoio a hospitais públicos.
A aplicação das isenções deverá ser total quando a fundação apresentar demonstrativo de que, no exercício de 2020, as mercadorias por ela adquiridas foram destinadas exclusivamente a hospitais públicos. Já as parciais serão analisadas de acordo a comprovação de atendimentos de pacientes pelo SUS. Além disso, as instituições deverão ter a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). A Secretaria da Fazenda e Planejamento divulgará a relação das fundações privadas e das clínicas que realizam os serviços previstos nos decretos.
Tratamento
Os medicamentos são voltados para tratamento de diálise, gripes, Aids e câncer. Já os equipamentos e insumos serão usados em cirurgias realizadas por essas instituições.
As isenções do tributo para esses produtos estão previstas no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS).
O governador João Doria falou do impacto dessas medidas na área da saúde. "Com o ajuste fiscal promovido pelo Governo e a melhora na arrecadação do Estado, é possível termos os benefícios fiscais para a área da saúde, que é prioritária para nós. Já havíamos afirmado que toda e qualquer revisão dos benefícios seria analisada caso a caso e promovida quando o governo pudesse", afirmou.
A deputada Janaína Paschoal (PSL) também acredita que as propostas serão positivas para o setor. "Entrando em vigor, esses decretos isentarão o imposto tanto para as instituições filantrópicas, na aquisição desses insumos médicos e hospitalares, como para as clinicas de hemodiálise, então será algo muito bom para a saúde no Estado de São Paulo".
Na Assembleia, as propostas seguem direto para votação, sem discussão. O processo funcionará com maioria simples, ou seja, serão necessários, no mínimo, 48 votantes. Esse processo autorizativo está previsto na Lei 17.293/2020, que estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas. O artigo 23 prevê que os novos benefícios fiscais e financeiros-fiscais só poderão ser concedidos após a manifestação do Legislativo.
A Assembleia tem 15 dias, após a data da publicação, para votar o decreto, caso a avaliação não seja feita dentro do prazo, o Poder Executivo ficará automaticamente autorizado a implementar os convênios, já aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações