Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa reelege presidente e vice
21/05/2021 13:00 | Fiscalização e Controle | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp










A Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reelegeu, nesta sexta-feira (21/5), os deputados Rodrigo Moraes (DEM) e Agente Federal Danilo Balas (PSL) como presidente e vice-presidente do grupo, respectivamente. Os parlamentares continuarão na condução do colegiado durante os próximos dois anos.
A definição para condução da comissão aconteceu em ambiente virtual com transmissão da Rede Alesp na TV e no Youtube.
Natural de Itu, Rodrigo Moraes é formado em Direito, missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus e está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa.
O parlamentar agradeceu o apoio dos colegas ao trabalho realizado no primeiro biênio e declarou que, mesmo com a pandemia e as sessões sendo realizadas em ambiente virtual, a comissão conseguiu dar celeridade aos processos que estavam parados. "[A pandemia] nos atrapalhou, mas conseguimos avançar muito nos processos de contas. Essa comissão é a única que fiscaliza não só o Poder Executivo, como as empresas públicas todos os dias, e nós conseguimos avançar muito com os processos que estavam parados", disse.
Rodrigo Moraes exaltou ainda as ações realizadas pelo colegiado. "Temos feito um trabalho de transparência e muita apuração", afirmou.
O vice-presidente da comissão, Agente Federal Danilo Balas (PSL), é formado em Educação Física e Direito, e está em seu primeiro mandato como deputado estadual.
Ele classificou os primeiros dois anos do colegiado como positivos e enfatizou que o aprendizado adquirido em conjunto com os pares, "proporcionou uma atuação firme na fiscalização, fizemos algumas visitas a hospitais e conseguimos dar sequência a um trabalho que vinha acumulado na nossa Casa de leis".
Os 11 integrantes da Comissão de Fiscalização e Controle opinam sobre proposições relativas às contas do governador. Eles também são responsáveis por fiscalizar os atos da administração direta ou indireta do Estado e das empresas concessionárias de serviços públicos.
Balanço
No primeiro biênio da atual legislatura (2019/2020), o colegiado foi responsável pela análise de 58 pareceres em 12 encontros.
Com a chegada da pandemia da Covid-19 e a necessidade de flexibilização fiscal para destinação de gastos ao enfrentamento à doença, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCESP) e das comissões de Constituição, Justiça e Redação, e Assuntos Metropolitanos e Municipais, exerceu papel fundamental no apoio aos municípios, aprovando o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 32/2021 que homologa os pedidos de calamidade pública.
Através do PDL, a Assembleia Legislativa dá ciência ao Tribunal de Contas da situação calamitosa dos municípios. Sendo assim, quando o TCESP for avaliar as contas anuais da prefeitura, saberá que aquele município decretou calamidade, justificando a flexibilidade fiscal e o descumprimento de metas orçamentárias.
Nova formação
Compõem o quadro de integrantes da comissão como efetivos, os deputados Agente Federal Danilo Balas, Dr. Jorge do Carmo (PT), Barros Munhoz (PSB), Rodrigo Moraes, Rafa Zimbaldi (PL), Wellington Moura (Republicanos), Ricardo Mellão (Novo), Delegado Olim (PP), Jorge Caruso (MDB), Edson Giriboni (PV) e a deputada Carla Morando (PSDB).
A composição da suplência ficará a cargo dos deputados Tenente Nascimento (PSL), Teonilio Barba (PT), Roberto Engler (PSB), Milton Leite Filho (DEM), André do Prado (PL), Altair Moraes (Republicanos), Daniel José (Novo), Professor Kenny (PP), Itamar Borges (MDB), Reinaldo Alguz (PV) e a deputada Analice Fernandes (PSDB).
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações