Comissão de Direitos Humanos da Assembleia de SP vai apurar casos de feminicídio no Estado
01/06/2021 16:37 | Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais | Eduardo Reis - Foto: Reprodução Rede Alesp










A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa de São Paulo vai apurar os casos de feminicídio registrado no Estado e a efetividade das políticas públicas de combate à violência contra a mulher.
O trabalho será feito por uma subcomissão criada nesta terça-feira (1º/6) a pedido da deputada Márcia Lia (PT). Os dados registrados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública serão analisados e novas políticas para a proteção da mulher poderão ser propostas no Parlamento.
O deputado Douglas Garcia (PTB) disse que as deputadas integrantes da comissão devem participar do grupo. "É importante a presença destas nobres deputadas na subcomissão para debater esta questão tão importante que é o combate ao feminicídio, visto que a violência no Brasil é tão presente", disse ele.
Outras pautas
Na reunião, os parlamentares que participaram da reunião da comissão também aprovaram duas moções de repúdio contra a tortura de um adolescente negro na zona sul de Capital por parte dos seguranças do supermercado Ricoy. Os protestos, um de autoria de Márcia Lia e outro da deputada Erica Malunguinho (PSOL), conclamou às secretarias de Estado da Segurança Pública e de Justiça e Cidadania, e o Ministério Público do Estado de São Paulo, a agirem contra o crime.
O único projeto de lei que recebeu encaminhamento favorável foi o 297/2019, de autoria do deputado Delegado Olim (Progressistas), que determina a inserção, nas placas de atendimento prioritário, dos símbolos ou da descrição das deficiências física, auditiva, visual, mental, múltipla, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista e com mobilidade reduzida nos estabelecimentos públicos e privados do Estado.
Pronunciamentos
Ao final da reunião, parlamentares utilizaram a palavra para fazer pronunciamentos variados. A deputada Erica Malunguinho abordou a situação de uma imigrante togolesa que foi presa pela operação Anteros, da Polícia Civil. "Falilatou, uma mãe negra trabalhadora, foi vítima de um golpe e está presa injustamente, sem nenhuma prova", disse. "É apenas mais um episódio de racismo e xenofobia", completou.
Já Douglas Garcia falou sobre policiais que estavam sendo transferidos para presídios comuns. "Os direitos humanos servem também para os policiais, que são importantíssimos para proteger o nosso povo", afirmou.
Além dos já citados, estiveram presentes na reunião as deputadas Letícia Aguiar (PSL) e Dra. Damaris Moura (PSDB), e os deputados Delegado Olim, Altair Moraes (Republicanos) e Emídio de Souza (PT), que presidiu o encontro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações