Recursos para uso de capacetes Helmets nos hospitais públicos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
09/06/2021 12:54 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Felix<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg268508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de auxiliar pacientes com Covid-19, o deputado Murilo Felix (PODE) protocolou indicação ao Governo do Estado de São Paulo com pedido de liberação de recursos para aquisição de capacetes Helmets. "O pedido que fiz, em caráter de urgência, é para que esses investimentos sejam feitos para equipar os hospitais públicos do Estado de São Paulo", declara.

O deputado explica que os capacetes Helmets são dispositivos de ventilação mecânica contínua não invasiva, feitos de material transparente e macio, que cobrem as cabeças de pacientes vítimas da Covid-19. São diferentes das máscaras e funcionam como "bolhas" que envolvem a cabeça do paciente, sendo fixados ao pescoço por meio de uma base que impede a passagem do ar. Com a inserção de oxigênio e ar comprimido, o equipamento proporciona uma pressão positiva para auxiliar o paciente que apresenta problemas de oxigenação.

Além disso, têm sido utilizados em diversos hospitais públicos do país para evitar, ao máximo, a intubação durante o tratamento dessa doença. "Os resultados têm sido satisfatórios, proporcionando mais conforto aos usuários do SUS", observa. Dessa forma, Murilo acrescenta que os impactos na vida dos pacientes pós-Covid também podem ser amenizados. "Muitas pessoas têm dificuldades para engolir os alimentos depois, dependendo do tempo de intubação. Esse é um exemplo, mas há outros. Portanto, o capacete se mostra uma opção extremamente interessante", avalia.


alesp