Ato solene aborda alimentação escolar e a fome no Brasil
18/06/2021 17:34 | Evento | Luccas Lucena - Foto: Reprodução Rede Alesp















Solenidade realizada nesta sexta-feira (18/06) em ambiente virtual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo abordou temas como alimentação escolar e a fome no Brasil. A atividade, organizada pela deputada Márcia Lia (PT), contou com a participação de parlamentares, procuradora da República, autoridades do setor público e ativistas sociais.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi o foco do seminário e tema da participação de Neusa Paviato, coordenadora estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Instituído pela Lei 11.947/2009, o PNAE garante alimentação saudável e adequada em ambiente escolar. "Discutir o PNAE não é só discutir a fome, mas também a reforma agrária", disse.
André Stabile, secretário da Educação de Mogi das Cruzes, contou que a pandemia impactou de forma direta nessa questão. "O impacto da pandemia tem dimensões profundas no sistema de educação: o alimentar, o emocional, o cognitivo, as habilidades socioemocionais e da violência física e do abuso. O primeiro desses pilares é justamente a segurança alimentar", afirmou.
Ele ainda falou sobre o cinturão verde, que é conhecido pela produção de frutas e hortaliças. "É preciso priorizar a agricultura familiar. Aqui em Mogi das Cruzes, a grande força é a produção desse cinturão verde", contou.
A agricultura familiar também foi abordada por Neusa Paviato. "A questão da agricultura familiar é o que abastece a nossa cidade de Ribeirão Preto. Cerca de 70% dos alimentos vem da agricultura familiar, dos assentamentos e dos quilombolas", disse.
Rosana Muller, integrante do Fórum Estadual de Segurança Alimentar de São Paulo, afirmou que o Estado não trabalhou de maneira suficiente para a distribuição adequada de alimentos na pandemia. "Nós temos um levantamento aqui em São Paulo que 70% dos municípios não conseguiam fazer a distribuição de kits de alimentos e prover alimentação através de marmitas", disse. "O dinheiro sempre esteve aí, mas não há continuidade das políticas públicas", disse.
O deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) concordou com a afirmação e estimou que o Brasil seria capaz de resolver o problema da fome, que voltou a aumentar a partir de 2016. "Teríamos condição de resolver o problema da fome no Brasil. Cerca de 120 milhões de brasileiros passam fome", afirmou. "Hoje o Brasil prioriza agricultura empresarial pra exportação, preço alto de alimentos, muito agrotóxico e fome", completou.
Segundo dados do IBGE, em 2017 e 2018, quando a população era composta por 207,1 milhões de pessoas, 84,9 milhões de pessoas tinham algum tipo de insegurança alimentar; 56 milhões possuíam insegurança alimentar leve, 18,6 milhões com insegurança alimentar moderada e 10,3 milhões tinham insegurança alimentar grave.
Bruno Silva, integrante do Fundo Nacional de Educação, questionou a falta de sintonia entre o governo federal, Estados e municípios. "Essa rede de articulação federal, estadual e municipal vinha funcionando tão bem em relação a merenda escolar e distribuição de renda para os agricultores, agora não funciona mais. O que aconteceu?", afirmou.
Essa falta de articulação também atingiu os quilombolas, segundo Nilce Pontes, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, o Conaq. "Infelizmente muitas pessoas dentro dos nossos governos percebem esse distanciamento entre o governo federal e os quilombolas, mas não fazem nada mesmo assim", disse.
Paviato analisou o desmonte em políticas públicas e como estão sendo essas perdas. "Estamos vendo todas essas leis sendo passada na boiada e nós trabalhadores estamos tendo perdas e desmontes muito grande dentro das nossas políticas", comentou.
Nilce Pontes destacou que o país não tem noção de responsabilidade. "Uma nação que não produz seu alimento, não respeita as próprias estruturas públicas e não respeita suas organizações sociais é um caboclo sem noção de valores e responsabilidade", disse.
Notícias relacionadas
- Sindicato das Empresas de Segurança Privada promove encontro na Alesp
- Ato Solene debate luta antimanicomial no Brasil e participação do SUS no tema
- Em solenidade, servidores aposentados pedem aprovação de Projeto de Decreto Legislativo
- Audiência Pública debate mudanças nas regras de trabalho em frigoríficos
- Ato Solene discute participação social para criação de políticas públicas sobre a alimentação
- Ato solene debate reabertura das escolas em meio à pandemia
- Em ato solene, educadoras infantis municipais pedem reconhecimento como professoras
- Saneamento básico é debatido em solenidade no Legislativo paulista
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações