Dia do Atleta Olímpico favorece debate sobre mais políticas públicas e investimento em esportes
23/06/2021 19:15 | Comemoração | Eduardo Reis


Nesta quarta-feira (23/6), comemora-se o Dia Mundial do Atleta e do Desporto Olímpico, instaurado em 1894 em homenagem à criação do Comitê Olímpico Internacional.
Desde 1869, os jogos olímpicos acontecem de 4 em 4 anos, mas por conta da pandemia de Covid-19, a Olimpíada de Tóquio, que deveria ter ocorrido em 2020, foi adiada para este ano. Não apenas as Olimpíadas, mas também toda a estrutura do esporte ainda está praticamente paralisada.
Para o presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Altair Moraes (Republicanos), é urgente o apoio do poder público para o setor.
"Além dos atletas, as entidades também precisam de aportes financeiros para poder subsidiar as suas atividades", disse. "Como membro do Legislativo paulista e como presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, vou continuar me empenhando junto aos órgãos competentes do governo do Estado para levar mais recursos orçamentários para estas associações, bem como para fomentar as atividades esportivas, em todas as suas modalidades, nos municípios paulistas, completou o parlamentar."
Segundo Altair, as políticas públicas voltadas para o esporte são multidisciplinares. "O esporte é um caminho para tirar as crianças e jovens das ruas, afastá-las do mundo da criminalidade e das drogas. Por essa razão, deve estar presente não só nos estabelecimentos de ensino como também nas unidades socioeducativas, como meio de recuperação de jovens infratores, por exemplo", disse.
O presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, que já integrou a Seleção Brasileira de Karatê, ainda afirma que o esporte o ajudou como pessoa. "Foi através do esporte que eu conheci a importância dos valores que carrego comigo até os dias de hoje. Como respeito às regras e aos adversários, disciplina e trabalho em equipe. Eles norteiam o meu caráter e a minha personalidade".
Já para o membro do time Brasil para a próxima olimpíada, o canoísta Pedro (Pepê) Gonçalves acredita que é importante criar uma cultura esportiva no país. "Venho de origem humilde e entrei para o esporte por meio de um projeto social. Por isso, afirmo que mais ações sociais como estes projetos esportivos são essenciais para diversos jovens ingressarem no esporte, além de ser uma ótima forma para descobrir novos talentos", disse. "É importante incentivar as novas gerações, o esporte transforma", completou Pedro.
Olimpíadas de Tóquio
Para Altair Moraes, apesar da pandemia, os atletas brasileiros desempenharão bem nos jogos. "A minha expectativa é a melhor possível, apesar de termos vivido momentos delicados. Não foi fácil para os atletas, muitos deles tiveram que se afastar de suas atividades para se resguardar da doença. Mas acredito que todos irão se superar neste momento e dar o melhor de si no torneio. Vou acompanhar de perto e torcer pelos nossos atletas brasileiros que nos enchem de orgulho", afirmou.
Mesmo com a pandemia, Pepê conseguiu treinar em sua cidade natal, Piraju, no interior do Estado. "Depois de tanto treino, me sinto preparado e com as melhores expectativas para essa competição", disse. "Já sei como funcionam os Jogos e agora quero ir para conquistar o ouro inédito para o Brasil e estou muito focado para que isso aconteça", completou o atleta.
Notícias relacionadas
- Sessão Solene na Alesp celebra os 93 anos do Movimento Constitucionalista de São Paulo
- Sessão Solene na Alesp celebra os 90 anos da Associação Atlética Banco do Brasil
- Parceria da Alesp é destaque em celebração dos 35 anos do Sindicato dos Policiais Federais de SP
- Estado de São Paulo celebra Semana de Incentivo à Leitura
- Dia Nacional do Sistema Braille alerta para a necessidade de políticas que garantam a inclusão de pessoas com deficiência visual
- Setembro é o mês do rádio no Brasil
- Sessão solene comemora o Dia Estadual da Liberdade Religiosa
- Dia Internacional da Mulher - Mulheres na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações