Liberados recursos para desassoreamento do rio Juquery

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
29/07/2021 14:28 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Maurici

Compartilhar:

Dr. Nivaldo e Maurici durante anúncio do governo do Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg271000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quase 20km do rio Juquery, passando por Franco da Rocha, Caieiras e São Paulo, receberão obras de desassoreamento e limpeza. As obras pretendem acabar com o histórico problema das enchentes e levar mais qualidade de vida a milhares de moradores desses municípios.

Serão duas fases: a primeira, cuja concorrência para execução foi aberta no dia 28/7, vai contemplar o trecho de 4,9km entre a comporta da barragem da represa Paiva Castro e a foz do córrego Maracujá (na vila Ramos, em Franco). Um serviço de R$ 4,4 milhões, que deve ser iniciado ainda este ano.

A segunda, prevista para 2022, será enorme e desafiadora. As obras irão do córrego Maracujá até a foz do córrego Perus, na Zona Noroeste de São Paulo, atravessando Caieiras. Nestes 14,8 km, o rio Juquery tem sua vazão controlada pela represa, o que gera grande assoreamento. Um serviço de R$17,7 milhões.

Essas obras, que também vão gerar benefícios ambientais e de lazer, foram conquistadas junto ao governo do Estado após muita luta e articulação das lideranças da região, como o deputado Maurici, seu filho Kiko Celeguim, e os prefeitos Dr. Nivaldo, de Franco da Rocha, e Gilmar Lagoinha, de Caieiras.


alesp