Live show comemora Dia do Quadro de Apoio à Educação

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
11/08/2021 14:25 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Celso Giannazi e Carlos Giannazi promovem live show em homenagem ao QAE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271702.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 6/8, uma live comemorou o Dia do Quadro de Apoio à Educação (QAE) pela primeira vez depois de a Lei 17.534/2021 ter incluído a data no calendário de eventos da capital paulista. "Mais que um dia de comemoração, é um dia de denúncia, resistência e cobrança", afirmou o vereador Celso Giannazi (PSOL), autor do projeto que deu origem à norma. Ele relatou que a proposta surgiu de um fórum de discussão mensal que promove com a categoria, que busca valorização salarial, plano de carreira e redução da jornada. E, para obter tais avanços, esses trabalhadores sabem que, antes de tudo, devem lutar contra a invisibilidade a que são submetidos.

Participando do evento, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) citou fatos que comprovam o gradual reconhecimento que vem sendo conquistado pelo quadro de apoio. "Em 2008, a LDB foi alterada e passou a reconhecê-los como profissionais da educação. E, neste ano, o Fundeb trocou a expressão "valorização do magistério" por "valorização dos profissionais da educação", disse o deputado, apontando que os recursos federais agora podem ser destinados para melhorar a remuneração do QAE.

Entre os representantes dos servidores, Caio Borges afirmou que as várias carreiras que compõem o QAE estão unidas na missão de ressignificar suas atribuições e direitos junto aos docentes, gestores e supervisores. "Não podemos ser educadores apenas nos deveres, temos de ter acesso também aos direitos", ponderou.

O evento online contou com apresentações do rapper Cocão Avoz e banda e da cantora Izzy Gordon, que foi acompanhada nos violões pelos irmãos Renato e Ronaldo Gama.


alesp