Na Tribuna Virtual, parlamentares abordam obras de infraestrutura e escola quilombola

Participaram da atividade a deputada Janaina Paschoal e os deputados Adalberto Freitas e Carlos Giannazi
16/08/2021 16:00 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Adalberto Freitas na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271993.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271994.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que participaram da Tribuna Virtual desta segunda-feira (16/8) abordaram temas voltados à infraestrutura, transportes, educação e relação com o Executivo.

O deputado Adalberto Freitas (PSL) falou sobre a inauguração da estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Mendes/Vila Natal, na zona sul de São Paulo. A estação foi inaugurada no último dia 10 de agosto, em evento que contou com a presença do governador João Doria.

Adalberto Freitas agradeceu ao presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, "pelo empenho em aprovar reformas na Casa, que possibilitaram que o governador João Doria implantasse diversas melhorias em prol do nosso Estado". Freitas também informou que, em homenagem ao ex-prefeito de São Paulo, a estação vai ser denominada Mendes/Vila Natal prefeito Bruno Covas.

Em seguida, a deputada Janaina Paschoal (PSL) falou sobre reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda, sobre distribuição de verbas parlamentares. "Não aceito verbas do Poder Executivo que não estejam no orçamento", disse. Paschoal criticou a matéria por não a incluir entre os deputados que não recebem emendas voluntárias.

Já o deputado Carlos Giannazi (PSOL) elogiou a reportagem. "A matéria diz que deputados estaduais ligados ao governo ganharam mais de um bilhão de reais em emendas extraordinárias", afirmou. Ambos os deputados esclareceram que, além das emendas voluntárias, existem as emendas impositivas, previstas no orçamento. "São aquelas de cinco milhões para cada deputado, com transparência", disse Giannazi. "Mas o governo, para contemplar sua base de sustentação, distribui para cada deputado da base governista 11 milhões de reais a mais".

De acordo com Giannazi, as emendas voluntárias são "uma afronta ao princípio da impessoalidade, que tem de existir no trato da coisa pública".

Giannazi também pediu ao governo melhorias em escola localizada em comunidade quilombola no município de Iporanga, além da viabilização de um caminho para que os professores consigam chegar até a escola com mais facilidade. "Os professores caminham quase dez quilômetros numa trilha, não tem um caminho até chegar à escola", disse.

O parlamentar fez uma parte da trilha e elogiou a dedicação dos professores. "Fiquei indignado com o estado, que abandona, mas ao mesmo tempo fiquei com orgulho desses professores. São exemplos de pessoas dedicadas à escola pública", finalizou.

alesp