PL 410: parlamentar quer garantir produção de alimentos e assistência aos produtores
19/08/2021 14:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Deputada apresenta emendas a projeto que transfere título de terras a assentados para garantir produção de alimentos e função social da terra
A deputada estadual Márcia Lia apresentou 11 emendas ao projeto de lei 410/2021, que transfere a titulação das terras aos assentados de reforma agrária mediante pagamento facilitado do lote e, ainda, permite a venda da terra depois de 10 anos da constituição do assentamento. A proposta da parlamentar é garantir que os lotes sigam sendo utilizados para a produção sustentável de alimentos e que produtores tenham assistência técnica do Estado.
"O projeto de lei 410/2021 é uma armadilha para a reforma agrária, para a segurança alimentar e para o povo do campo, do início ao fim. Ele coloca em risco a posse da terra para uso da agricultura familiar, pretende extinguir a assessoria técnica para os produtores rurais, coloca as terras de volta nas mãos do agronegócio e grandes latifundiários, sem contar que empurra o povo do campo de volta às cidades, sem qualquer estrutura. Por isso, estamos lutando por modificações que vão dar segurança aos agricultores e à continuidade da produção de alimentos", avalia a deputada Márcia Lia.
De acordo com o texto original, o PL 410/2021, de autoria do Governo do Estado, tem dois grandes problemas do ponto de vista da deputada Márcia Lia e dos coletivos com os quais ela debate o tema: permite a titulação dos lotes de assentamentos de reforma agrária em São Paulo em nome das famílias que detêm a respectiva posse a partir do pagamento de 10% do valor da terra e permite a venda do lote para qualquer finalidade 10 anos após a constituição do assentamento.
"Nós não somos contrários à titulação da terra, somos contrários a esse modelo. Os lotes são fruto de uma luta dessas famílias, a luta de uma vida. A terra conquistada não é mercadoria, portanto não pode ter preço. É nosso dever enquanto parlamentar defender que as terras sejam transferidas para as famílias, gratuitamente", fala a deputada. "E sobre a venda, se isso for possível, que seja permitida apenas a venda para famílias da agricultura familiar, ou seja, que os lotes permaneçam com a função social de moradia, de produção de alimentos saudáveis, de meio de desenvolvimento social e econômico, de fonte de renda e qualidade de vida, além de aliados na proteção ao meio ambiente", explica a deputada.
As emendas apresentadas pela deputada seguem essa linha de defesa do uso da terra e foram construídas dentro de um coletivo composto por assentados, acampados, movimentos sociais, povos quilombolas, povos tradicionais e entidades do setor.
Das nove emendas, quatro propõem modificações ao artigo 2º do PL 410/2021. A primeira emenda modifica a Lei 10.207/1999, de criação do Fundação Itesp, e autoriza a assistência técnica às comunidades quilombolas autorreconhecidas. Quando esta legislação foi sancionada ainda não havia debate acerca do autorreconhecimento das comunidades quilombolas, por isso, hoje, elas não têm direito a esse serviço prestado pelo Estado.
As outras duas emendas garantem assistência técnica e regularização fundiária rural por meio do Itesp para os povos tradicionais, de forma que as famílias tenham a segurança de permanecer em suas comunidades, assim como seus filhos e netos, com autonomia para produzir e administrar suas terras. Além disso, garante atendimento via Incra a todos os assentados, incluindo aqueles oriundos de assentamentos estaduais.
A deputada, ainda, apresentou uma emenda que suprime todo o artigo 3º do projeto de lei e outras que reelaboram o artigo 3º, propondo a concessão do direito real de uso (CDRU) com direito de escolha do assentado, sem a supressão do título de domínio, e condicionando a posse da terra ao uso dela para a produção de alimentos da agricultura familiar.
A emenda de número 9 substitui o título de domínio pela concessão do direito real de uso e a última emenda garante que não haverá custas para a titulação primeira dos lotes.
"Esse PL, como foi apresentado pelo Governo do Estado, só favorece os latifundiários, a monocultura, a concentração de terras e a cultura de comodities, é um risco para tudo o que defendemos, pelo que trabalhamos e em que acreditamos", finaliza a deputada.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações