Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra o Dia do Folclore brasileiro
20/08/2021 19:30 | Comemoração | Lucas Cheiddi






O dia 22 de agosto é celebrado como o Dia do Folclore no Brasil. Com o intuito de exaltar a cultura nacional, valorizar as manifestações populares brasileiras e incentivar o estudo do tema, o Decreto 56.747, de 17 de agosto de 1965, instituiu a comemoração.
A data foi escolhida porque exatamente nesse dia, em 1846, o escritor e folclorista britânico William John Thoms uniu as palavras folk (povo) e lore (conhecimento), dando origem ao folclore - conhecimento popular. Antes dele, para se referir ao folclore de um povo, utilizava-se o termo "antiguidades populares".
O Estado de São Paulo, reconhecendo a importância do tema, instituiu o mês do Folclore para todo mês de agosto no Decreto 48.310, de 1967. De acordo com o próprio documento, além das circunstâncias da criação da palavra por Thoms, a motivação da comemoração se deve à prática e difusão dos conhecimentos do tema, já que representa o espelho da alma popular.
Para o deputado Afonso Lobato (PV), o folclore é a alma e a identidade do brasileiro. "Um povo sem raiz é um povo que se deixa levar como palha ao vento e absorve qualquer coisa que lhe é apresentado, as vezes com interesse meramente comercial. O folclore é o contrário, mexe com o imaginário. Viva o nosso folclore e nossa identidade", disse.
Folclore
O folclore de um povo é o conjunto das realizações que fazem parte da sua cultura. Contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura e outros componentes culturais são o que se entende por folclore.
O contexto em que o Brasil se compreende é composto por uma rica diversidade cultural, que une influências indígenas, europeias e africanas, já que são os povos predominantes que compõem o país.
A festa junina, folia de reis, Carnaval, samba, frevo, baião, maracatu, literatura de cordel, soltar pipa, saci pererê, boitatá, curupira, boto rosa e mula sem cabeça são alguns exemplos de manifestações do folclore brasileiro.
Enquanto área de estudo no Brasil, o folclore só ganhou força no século 20, embora já fosse analisado no século 19. Graças às correntes artísticas e literárias do Romantismo e do Modernismo, as quais tinham características nacionalistas e ufanistas, o estudo do tema se desenvolveu. Nomes como Mário de Andrade e Amadeu Amaral, importantes poetas, ajudaram nesse desenvolvimento.
Na Alesp
Em 13 de janeiro de 2004, o então governador Geraldo Alckmin promulgou a Lei 11.669/2004, que foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A norma criou o "Dia do Saci", a ser comemorado anualmente em 31 de outubro. O autor da lei é o deputado Afonso Lobato.
Propositalmente, na mesma data do Halloween, o tradicional dia das bruxas estadunidense, o Dia do Saci é justamente um contraponto àquela cultura diferente da brasileira. "Não se trata de ser contra à comemoração do Halloween, mas sim de fomentar a cultura brasileira", disse o parlamentar, na justificativa da proposição.
"A propositura tem por objetivo consolidar a ideia de valorização da cultura brasileira no que tange à tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras, transformando o saci em símbolo da síntese das três raças base dos brasileiros: o índio, o negro e o branco", completou Afonso, no mesmo documento.
Na atual legislatura, a deputada Leci Brandão (PCdoB) passou o Projeto de Lei 30/2020 que, em 13 de abril desse ano, se tornou a Lei 17.363/2021 e instituiu no calendário oficial o Dia Estadual do Samba, a ser comemorado em 2 de dezembro.
A parlamentar também tem em tramitação o Projeto de Lei 1038/2019, que propõe que a Festa do Ciclo do Bumba meu Boi, realizada no morro do Querosene, na capital paulista, seja declarada patrimônio cultural imaterial. Atualmente, a proposição está em análise na Comissão de Educação e Cultura.
No acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, são encontradas diversas obras que retratam a riqueza da cultura tradicional brasileira. Alguns exemplos são Pavão Misterioso, de Vila Nova; Baianas II, de Célia Messias; Boemia, de D. Esteves; Três Cabras de Lampião, de Ladário Teles; e Instrumentos do Folclore Brasileiro, de Geanete Reinis.
Notícias relacionadas
- Sessão Solene na Alesp celebra os 93 anos do Movimento Constitucionalista de São Paulo
- Sessão Solene na Alesp celebra os 90 anos da Associação Atlética Banco do Brasil
- Parceria da Alesp é destaque em celebração dos 35 anos do Sindicato dos Policiais Federais de SP
- Estado de São Paulo celebra Semana de Incentivo à Leitura
- Dia Nacional do Sistema Braille alerta para a necessidade de políticas que garantam a inclusão de pessoas com deficiência visual
- Setembro é o mês do rádio no Brasil
- Sessão solene comemora o Dia Estadual da Liberdade Religiosa
- Dia Internacional da Mulher - Mulheres na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações