Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra o Dia do Folclore brasileiro

Comemorada desde 1965, a data é importante para a valorização da cultura tradicional do país
20/08/2021 19:30 | Comemoração | Lucas Cheiddi

Compartilhar:

Folclore - Bumba meu boi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pavão Misterioso - Vila Nova<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Baianas II - Célia Messias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Boemia - D. Esteves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272506.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Três Cabras de Lampião - Ladário Teles<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272507.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Instrumentos do Folclore Brasileiro - Geanete Reinis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O dia 22 de agosto é celebrado como o Dia do Folclore no Brasil. Com o intuito de exaltar a cultura nacional, valorizar as manifestações populares brasileiras e incentivar o estudo do tema, o Decreto 56.747, de 17 de agosto de 1965, instituiu a comemoração.

A data foi escolhida porque exatamente nesse dia, em 1846, o escritor e folclorista britânico William John Thoms uniu as palavras folk (povo) e lore (conhecimento), dando origem ao folclore - conhecimento popular. Antes dele, para se referir ao folclore de um povo, utilizava-se o termo "antiguidades populares".

O Estado de São Paulo, reconhecendo a importância do tema, instituiu o mês do Folclore para todo mês de agosto no Decreto 48.310, de 1967. De acordo com o próprio documento, além das circunstâncias da criação da palavra por Thoms, a motivação da comemoração se deve à prática e difusão dos conhecimentos do tema, já que representa o espelho da alma popular.

Para o deputado Afonso Lobato (PV), o folclore é a alma e a identidade do brasileiro. "Um povo sem raiz é um povo que se deixa levar como palha ao vento e absorve qualquer coisa que lhe é apresentado, as vezes com interesse meramente comercial. O folclore é o contrário, mexe com o imaginário. Viva o nosso folclore e nossa identidade", disse.

Folclore

O folclore de um povo é o conjunto das realizações que fazem parte da sua cultura. Contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura e outros componentes culturais são o que se entende por folclore.

O contexto em que o Brasil se compreende é composto por uma rica diversidade cultural, que une influências indígenas, europeias e africanas, já que são os povos predominantes que compõem o país.

A festa junina, folia de reis, Carnaval, samba, frevo, baião, maracatu, literatura de cordel, soltar pipa, saci pererê, boitatá, curupira, boto rosa e mula sem cabeça são alguns exemplos de manifestações do folclore brasileiro.

Enquanto área de estudo no Brasil, o folclore só ganhou força no século 20, embora já fosse analisado no século 19. Graças às correntes artísticas e literárias do Romantismo e do Modernismo, as quais tinham características nacionalistas e ufanistas, o estudo do tema se desenvolveu. Nomes como Mário de Andrade e Amadeu Amaral, importantes poetas, ajudaram nesse desenvolvimento.

Na Alesp

Em 13 de janeiro de 2004, o então governador Geraldo Alckmin promulgou a Lei 11.669/2004, que foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A norma criou o "Dia do Saci", a ser comemorado anualmente em 31 de outubro. O autor da lei é o deputado Afonso Lobato.

Propositalmente, na mesma data do Halloween, o tradicional dia das bruxas estadunidense, o Dia do Saci é justamente um contraponto àquela cultura diferente da brasileira. "Não se trata de ser contra à comemoração do Halloween, mas sim de fomentar a cultura brasileira", disse o parlamentar, na justificativa da proposição.

"A propositura tem por objetivo consolidar a ideia de valorização da cultura brasileira no que tange à tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras, transformando o saci em símbolo da síntese das três raças base dos brasileiros: o índio, o negro e o branco", completou Afonso, no mesmo documento.

Na atual legislatura, a deputada Leci Brandão (PCdoB) passou o Projeto de Lei 30/2020 que, em 13 de abril desse ano, se tornou a Lei 17.363/2021 e instituiu no calendário oficial o Dia Estadual do Samba, a ser comemorado em 2 de dezembro.

A parlamentar também tem em tramitação o Projeto de Lei 1038/2019, que propõe que a Festa do Ciclo do Bumba meu Boi, realizada no morro do Querosene, na capital paulista, seja declarada patrimônio cultural imaterial. Atualmente, a proposição está em análise na Comissão de Educação e Cultura.

No acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, são encontradas diversas obras que retratam a riqueza da cultura tradicional brasileira. Alguns exemplos são Pavão Misterioso, de Vila Nova; Baianas II, de Célia Messias; Boemia, de D. Esteves; Três Cabras de Lampião, de Ladário Teles; e Instrumentos do Folclore Brasileiro, de Geanete Reinis.

alesp