Pedagogo Vitor Paro destaca importância da afetividade com mães e pais de alunos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
24/08/2021 14:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Vitor Paro: "temos de fazer de pais e mães nossos aliados" Clique para ver a imagem ">

Na live promovida por Carlos Giannazi (PSOL) em 19/8, tendo como tema "A gestão democrática em tempos autoritários", o professor da Faculdade de Educação da USP Vitor Paro abordou o conceito de gestão escolar como algo amplo, muito além da burocracia. "Gestão (ou administração) é mediação para se alcançarem fins. Portanto, na escola, o pedagógico é a parte mais importante da gestão, uma vez que propicia condições para que o educando se aproprie da cultura", explicou.

Em encontro anterior (www.youtube.com/watch?v=YfA1IJ2eIow), o pedagogo havia frisado que o afeto dirigido aos alunos cria neles o desejo de aprender, o que é condição fundamental da educação enquanto "formação da personalidade viva". Agora ele amplia o conceito sugerindo que, na escola pública, essa oferta de afeto envolva também os pais, pois na maioria das vezes eles se consideram culpados - e não são! - de sua própria baixa escolaridade. Paro ressalta que o contato com os pais deve começar pelo reconhecimento de que os impostos, que sustentam a escola pública, são fruto do trabalho deles - os empresários apenas recolhem esses valores.

A articulação com os pais - que são o oprimido na relação com o capital e os governos - é fundamental para a reação ao autoritarismo. E o melhor instrumento para se iniciar essa relação é o elogio aos filhos, já que é no futuro desses que se concentram as esperanças da classe trabalhadora.

O vídeo completo está disponível na página de Giannazi no Facebook (facebook.com/carlosgiannazioficial/videos/530140688313315). Participaram do debate o vereador Celso Giannazi (PSOL) e Luciene Cavalcante, supervisora de ensino na rede municipal de São Paulo.


alesp